
Há um ano, milhares de pessoas direcionavam suas atenções e orações para o episódio envolvendo o naufrágio da embarcação denominada ‘Santos II’, durante a travessia sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS).
No final da noite de 06 de novembro de 2019, um grupo de acadêmicos da UCEFF de Itapiranga retornava para o Rio Grande do Sul quando o barco, com aproximadamente 15 pessoas, virou. Andrei Franchini, de 19 anos e morador de Vista Gaúcha, desapareceu na água. Todos os demais ocupantes da embarcação foram resgatados logo após o acidente.
Minutos depois do naufrágio, os Bombeiros de Itapiranga iniciaram as buscas pelo jovem. O trabalho teve continuidade no dia 07 de novembro, com reforço dos Bombeiros de Três Passos e de Passo Fundo, além de equipes da Marinha do Brasil. Porém, as buscas não tiveram êxito.
Com o fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica de Foz do Chapecó, o nível do Rio Uruguai baixou, o que possibilitou a localização do barco na tarde do dia 08 de novembro. ‘Santos II’ estava naufragado há cerca de dois quilômetros do ponto aonde aconteceu o acidente. Entretanto, o estudante do curso de Agronomia da UCEFF continuava desaparecido.
As buscas por Andrei Franchini não ficavam restritas às equipes dos Bombeiros e da Marinha do Brasil. Amigos, colegas, familiares e outras pessoas, percorriam as margens do Rio Uruguai com o intuito de encontrar o vista-gauchense.
Cerca de 60 horas após o acidente, na manhã do dia 09 de novembro, amigos acharam o corpo do universitário boiando nas águas do rio, na área conhecida por Remanso do Uruguai, distante 3.200 metros do lugar aonde a embarcação afundou.
— Avistamos o corpo boiando em posição vertical por volta das 08h20min. Foi uma imagem muito triste. Algo muito forte aconteceu naquele momento. Não tínhamos certeza se era o Andrei porque estava longe da margem do rio. Foi quando a correnteza ou algo inexplicável, fez o corpo girar e apareceu o rosto do Andrei. Depois retiramos o corpo da água — contou ao site Oeste Mania, na época, Alexandre Franchini, primo do jovem de 19 anos.
O corpo de Andrei Franchini foi velado e sepultado na tarde do dia 09 de novembro, no distrito de Bom Plano, interior de Vista Gaúcha.
O laudo recebido pela Polícia Civil de Barra do Guarita, em 12 de novembro de 2019, aponta que o estudante morreu por afogamento.
Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
