
Com a mudança no modelo de contabilização dos votos para formar o coeficiente, vários partidos acabaram desistindo de colocar candidatos a vereadores.
Podemos citar o PSL em Redentora, o PSB e PC do B em Tenente Portela, partidos que ficaram inclusive de fora da disputa majoritária, preferindo ficar de fora do pleito 2020, como um todo.
Em Barra do Guarita a eleição polarizou entre o PT, que está no governo, e o MDB, no entanto, mesmo que os candidatos a vereadores sejam dessas mesmas sigla, os demais partidos do município estão apoiando as chapas majoritárias.
Em Coronel Bicaco a eleição se dividiu entre situação e oposição. Os candidatos a vereadores são de PDT e PP. Isso aconteceu porque prevendo a dificuldade de se colocar vereadores com a nova regra, os partidos liberaram seus futuros candidatos para se filiar numa das duas aglomerações. Fora desse cenário há apenas uma candidata do PT, que teria que fazer uma votação muito significativa para conseguir a vaga sozinha.
Redentora é, mais uma vez, a cidade com o maior número de candidatos em nossa microrregião. Isso se deve muito ao fato de que o município é um dos que tem maior leque partidário da região, o que por consequência, aumenta o número de pretendentes.
As eleições municipais ocorrem no próximo dia 15 de novembro.
7