
Uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) estabelece o protocolo de isolamento domiciliar obrigatório de 14 dias em todo o Rio Grande do Sul para pessoas com sintomas gripais, independentemente de confirmação laboratorial do Covid-19. Em caso de piora dos sintomas, deve-se procurar uma unidade de atendimento para avaliação clínica. O protocolo não se aplica aos servidores das áreas da saúde e segurança pública.
A portaria SES-RS nº 211/2020 ainda prevê que os exames coletados de profissionais que trabalham na rede primária de saúde ou em urgências e emergências e de profissionais do sistema prisional tenham prioridade para o diagnóstico do Covid-19.
A chefe da SES-RS, Arita Bergmann, explica que o conteúdo do documento foi elaborado em conjunto com o Ministério Público (MP-RS), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Conselho Regional de Medicina (CREMERS) e demais entidades integrantes do Centro de Operações e Emergência (COE).