Sexta, 24 de Setembro de 2021
16°

Poucas nuvens

Tenente Portela - RS

Esportes Coluna

Benefícios do Treinamento de Potência Muscular

Considerando que o treinamento de potência irá influenciar diretamente no ganho de força máxima e este será útil no treino de força de resistência

04/06/2021 às 10h23
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Compartilhe:
Benefícios do Treinamento de Potência Muscular

Quando falamos em treinamento de potência estamos nos referindo a treinos que ativam uma alta performance do musculo. Durante os treinos a pessoa trabalha a aceleração dos movimentos, produzindo assim uma maior potência.

A capacidade de exercer o máximo de força possível, o mais rápido possível, é uma das qualidades mais importantes para a prática da maioria dos esportes, quando não é a mais importante. A potência também é utilizada em algumas situações do dia-a-dia.

Já idosos com lentificação do movimento se beneficiam muito quando treinam a fim de desenvolver esta capacidade física, pois tornam-se mais ágeis, fortes e com melhor coordenação motora, já que essas são qualidades inerentes ao desempenho de potência.

Se, para ser potente, você precisa ser forte o mais rápido possível, então, antes de tudo, você deve desenvolver a sua força. O iniciante no treino de força já vai apresentar melhora geral de performance em todas as qualidades físicas, incluindo a potência, dado o alto grau de treinabilidade que possui, ele é como uma folha de papel em branco! Somente após o indivíduo se tornar experiente é que o treinamento de força, por si só, passa a ser inexpressivo no desenvolvimento da potência muscular.

É neste momento que o treino precisa ser específico, alternando entre potência, força máxima e resistência de força. Cito só essas 3 para simplificar e porque aqui tratamos apenas do que é feito no treinamento funcional e Crossfit. A partir de então, o resultado destes blocos de treinamento específicos começam um a influenciar no outro, como numa teia: todas as qualidades físicas precisam ser ampliadas de forma específica e seus incrementos influenciam diretamente na melhora das outras.

Considerando que o treinamento de potência irá influenciar diretamente no ganho de força máxima e este será útil no treino de força de resistência, então, vale a pena avaliar a possibilidade de incluir esse bloco dentro de sua periodização. Logicamente, não é o único foco de trabalho de um aluno ou atleta. Porém, pode-se extrair muitos benefícios desta composição, tanto do ponto de vista fisiológico quanto do ponto de vista motivacional, pois é uma forma de diversificar o treinamento.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coluna do Zaca
Coluna do Zaca
Sobre Informações sobre atividades físicas e a melhor maneira de levar uma vida saudável
Tenente Portela - RS Atualizado às 20h04 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 21°

Sáb 23°C 9°C
Dom 28°C 10°C
Seg 32°C 14°C
Ter 26°C 17°C
Qua 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias