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Como manter músculos e perder gordura no CrossFit

Por Zaca

08/03/2024 às 14h50
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
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Nosso corpo é um organismo adaptável e essa adaptabilidade é gerenciada por hormônios (Foto: Divulgação)
Nosso corpo é um organismo adaptável e essa adaptabilidade é gerenciada por hormônios (Foto: Divulgação)

Como perder gordura e manter músculos? Um dos sonhos mais desejados dos frequentadores de academias e CrossFit, construir massa muscular ao mesmo tempo perder gordura.O corpo não pode transformar gordura em músculo, mas pode aumentar a queima de gordura enquanto mantém a massa muscular, escolhendo uma dieta certa e exercícios com componentes de força.

Nosso corpo é um organismo adaptável e essa adaptabilidade é gerenciada por hormônios. Em um ambiente hormonalmente favorável, o corpo pode mudar para um estado em que preserva a massa muscular e usar a gordura armazenada como energia.

O principal hormônio responsável por direcionar a energia para os músculos é a insulina produzida pelas células pancreáticas. Quando as células musculares são recarregadas, a insulina direciona o excesso de energia para as reservas de gordura. O nível de insulina no sangue pode ser manipulado pela dieta, atividade e, às vezes, é resultado de condições médicas, como diabetes. Portanto, a sensibilidade à insulina é a chave para perder gordura enquanto se constrói massa muscular.

A insulina é liberada no sangue quando há muito açúcar. A baixa ingestão de carboidratos mantém o açúcar baixo e a insulina não é acionada, portanto, não armazena o excesso de energia no tecido adiposo. A sensibilidade à insulina também pode ser melhorada pelo exercício.  De acordo com um estudo publicado no Journal of Sport Medicine, uma única sessão de exercício pode aumentar a sensibilidade à insulina por até 16 horas após o treino.

A testosterona é importante para os processos de crescimento do corpo, incluindo a construção de massa muscular. Qualquer tipo de exercício aumenta os níveis de testosterona, mas levantar pesos tem um efeito melhor. Cargas mais pesadas e períodos de descanso mais curtos como os principais impulsionadores da testosterona. Além de construir massa muscular, a testosterona melhora a eficiência do corpo para queimar gordura.

Um treino intensivo gasta a energia armazenada nos músculos e também quebra as fibras musculares. Naturalmente, eles respondem a esse estímulo reparando-se para processos mais fortes e resistentes. É necessária também a ingestão de proteína de 1 grama por quilo de peso corporal, além de focar em vitamina saudável, como óleo de peixe.

Um treino intensivo faz com que o metabolismo funcione em uma velocidade mais rápida algumas horas após o treino.
Os exercícios com barra usados no CrossFit (agachamento, levantamento terra, supino, levantamento de peso) têm um enorme potencial de recrutamento muscular. Os movimentos dinâmicos ativam as fibras de contração rápida, cuja estimulação é importante para o desenvolvimento de força e velocidade, além de ser melhores para a resposta hormonal e aumentar a Taxa Metabólica Basal

Uma combinação de cargas pesadas, exercícios multiarticulares e intensidade transforma o corpo a ser eficiente na queima de gordura, preservando a massa muscular ativa. Combinado com uma dieta rica em proteínas e vitaminas saudáveis com carboidratos limitantes, tem um efeito sinérgico na capacidade do corpo de manter a massa muscular enquanto queima gordura.

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