
Sargento Oliveira que comanda o posto da Polícia Rodoviária Estadual de Santo Augusto conversa com o jornalista Jalmo Fornari sobre o número de acidentes na região e em especial sobre o uso do cinto de seguranças.
O comandante começou falando que neste mês de agosto foram registrados três mortes nas rodovias da região. Ele explica que o estudo da perícia, que dos três mortos em acidentes no mês de agosto, constatou que nenhuma estava usando cinto. “A história poderia ser diferente. O cinto mais salva do que mata.”
Ele cita que a principal inflação de trânsito observado pela PRE nestes últimos tempos tem sido não uso do cinto de seguranças para passageiros nos bancos de trás. “A multa mais cara é a vida. Então as pessoas tem que usar o cinto.”
Outro fato relatado pelo sargento é que com o aumento do número desse tipo de registros e acendendo o sinal vermelho em relação a esse tipo de infração se aumenta a fiscalização. “Na semana passada fizemos uma fiscalização noturna entre Tenente Portela e Palmitinho e naquela noite tivemos 8 CNHs recolhidas por embriaguês ao volante. Foram 26 infrações e dessas 8 foram por embriaguês.”
O entrevistador perguntou sobre as desculpas que os motoristas dão quando as pessoas são flagradas. “As desculpas são sempre as mesmas. Estava andando só um quilômetro, tomei apenas uma cerveja, essas coisas.”
O Sargento Oliveira prega que é necessário que se mude o comportamento e a cultura do motorista na região para que ele passe a usar o cinto e não dirigir quando bebe.