
Observar, imaginar e criar um desenho com traços e cores únicas, sem conhecimento técnico, apenas com dom que vem do coração. Essa é a definição da doce, determinada e acima de tudo talentosa entrevistada por nossa reportagem na tarde da última quarta-feira (14). Lidiane da Rosa de Oliveira mora com os pais em Alto Barreiro, comunidade no interior de Tenente Portela e aos 16 anos desenha retratos, paisagens coloridas ou em preto e branco, fazendo até sua própria imagem refletir no papel como no reflexo do espelho.
Levando de 3 a 4 dias para criar suas obras, ela contou que o desejo de desenhar nasceu há muito tempo e hoje sente que a arte faz parte de sua vida – “Meus primeiros esboços foram quando ainda era pequena, olhando na TV os desenhos animados e tentando reproduzi-los. Hoje me sinto independente para criar meus próprios desenhos. Sinto que estou no mundo da imaginação, tenho liberdade e que posso promover a mudança através das minhas criações”.
A menina moça que começou desenhar ainda com 6 anos de idade, ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias graças aos professores da Escola Cléia Salete Dalberto. Após muito comentários pelos corredores sobre os trabalhos produzidos, uma reunião entre os docentes da escola, motivada por aqueles que trabalham com a Lidiane no 2º ano do ensino médio, foi feita na semana passada e por decisão unanime, houve o acordo de promover uma publicação para mostrar o dom da aluna.
Segundo a professora Marilei Giacomini o texto com algumas fotos foi publicado um dia após a reunião, no dia 13 de novembro, e alcançou quase 600 curtições, 214 compartilhamentos tornando a jovem um ícone escolar de protagonismo juvenil. Ela comenta que dom da aluna precisa ser impulsionado por pessoas que acreditam em talentos natos e os professores ficaram dispostos a dar o primeiro passo para que Lidiane cresça dentro daquilo que gosta e faz com tamanha maestria.
A fama dos desenhos se espalhou pelo facebook e os internautas comentaram positivamente a publicação. “Que talento... impressionante. Sucesso para ela!”, “Magnífica”, “Muito lindo seu trabalho pena que moro em São Paulo....gostei muito parabéns” foram alguns dos recados feitos pelos novos fãs da artista portelense. Tem até aqueles que solicitam desenhos de seus filhos, netos, para guardar de recordação familiar com um toque de amor feito pela jovem. Sobre o assunto, Lidiane comenta que sente-se apta a promover os desenhos solicitados e inclusive comercializa-los por um preço acessível.
Nenhum curso ou aperfeiçoamento foi feito pela estudante. Todas as linhas, cores, sombras criadas parte de sua percepção aguçada. Mesmo as vezes tímida, no olhar da autodidata Lidiane arde um amor, determinismo pela arte visual. Até o momento já expôs em feiras da escola e nos corredores suas folhas que impressionam cada vez as pessoas que a conhecem e a arranca suspiros de outras.
A professora de Artes, Leila Andréa Bottega de Siqueira, comenta que sempre foi notável a capacidade motora e criativa da aluna – Trabalho desde 2001 e ela eu vi crescer dentro da escola. Sempre a Lidi me impressiona com seus trabalhos. Acho surpreende o engajamento que ela tem com os trabalhos propostos e a perfeição nos detalhes. Inclusive, teve uma época que ela não tinha acesso a internet em casa e só com as dicas da aula e a compreensão dela do mundo da imaginação acabou saindo um desenho surpreendente. Ela é incrível!”.
A professora que acompanha a trajetória escolar, comenta que os colegas de Lidiane, assim como estudantes de outras salas aguardam sempre com ansiedade a exposição dos materiais realizados durante o ano nas paredes. A dedicação encanta a todos e inclusive emociona a professora que apoia mais ainda a aluna neste momento. Na semana passada foi enviado quatro desenhos para a 21ª Coordenadoria Regional Educação, em Três Passos, para mostrar o potencial da aluna e também solicitar a coordenadoria possíveis alternativas para incentivar a adolescente. A resposta poderá vir até o final deste mês.
Com o montante que tirará de suas obras feitas a partir de agora, Lidiane pensa em cursar a partir de 2020 a graduação de Design Gráfico e para isso pretende fazer uma poupança para auxilio dos estudos futuros. A família apoia a iniciativa, segundo Lidiane eles acreditam que tem o dom e deve seguir lutando pelo sonho. Amílcar e Vera, os pais, trabalham no interior do município e desde cedo souberam o potencial artístico e a impulsionam para que tenha uma formação profissional através do dom.
A publicação da jovem mudou completamente o rumo de sua história. Com força e apoio os sonhos, antes impossíveis, se tornarão real. Para realizar encomendas, é necessário entrar em contato através do 996066979 e em anexo enviar uma fotografia da imagem que deseja que seja reproduzida.




