
Com dados coletados junto às unidades operativas e que contemplou 94,60% da área plantada com trigo no Rio Grande do Sul, a Emater-Ascar divulgou nesta semana a segunda estimativa para a principal cultura de grãos de inverno no Estado.
– Avaliamos como uma safra expressiva. Apesar de algumas perdas pontuais por conta do clima, os agricultores gaúchos colheram uma das maiores safras de inverno da história – celebra o diretor técnico da Emater, Alencar Paulo Rugeri. Ele ainda destacou a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social prestada pela Emater-Ascar que beneficia mais de 77 mil produtores no Estado.
Conforme o mais recente Informativo Conjuntural da Emater-Ascar, a colheita de trigo no Rio Grande do Sul se encaminha para o término. Dos 757,3 mil hectares cultivados neste ano, 91% já foram ceifados até o momento. O restante das lavouras está na fase de maturação.
Na região de Santa Rosa, que responde por 25% do total de trigo produzido no Estado, a colheita encerrou com produtividade média de 2.962 quilos por hectare e qualidade do grão com Peso Hectolitro (PH) superior a 78.