Domingo, 17 de Outubro de 2021
17°

Poucas nuvens

Tenente Portela - RS

Cultura Cultura

Setembro: Aromas, Sabores e Reflexão

Por Ingrid Krabbe

03/09/2021 às 16h50
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Compartilhe:
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Chega setembro, mês com tantos simbolismos para nós sul-rio-grandenses: Semana Farroupilha, Dia do Gaúcho, chegada da primavera.

      Setembro costuma ser um mês de ventos persistentes, e dependendo do lado que sopra, as cidades são invadidas pelo cheiro de carne assada nos braseiros dos Acampamentos Farroupilhas.

     Como no ano anterior este setembro também será um ano atípico na existência do gaúcho, mais um setembro que nos impedirá de celebrar e cultuar da forma que estávamos acostumados e ansiosos para o evento.

     Como mudar os meios sem perder os fins?

     A esse questionamento vou voltar um pouco no tempo para relembrar a famosa revolução, mas que muitos debocham porque fomos derrotados. Nem sempre se ganha na vida não é mesmo?

 

     Em seu apogeu, o Exército Farroupilha chegou a ter 3,3 mil homens, mas enfrentou com menos de mil guerreiros os 12 mil soldados do pacificador Duque de Caxias. Como ganhar uma revolução baseada na força física e luta desigual com um exército infinitamente menor de homens?

     O verdadeiro sentido da Revolução Farroupilha, segundo o historiador Moacyr Flores, foi a liberdade, a luta contra o autoritarismo político como símbolo do mau governo Vanguardista que somos, há mais de 186 anos a gente já cantava a perda das mudanças que seriam necessárias. Será que tivemos grandes avanços nesse sentido?

 

     A luta que a gente trava, agora contra a Pandemia, também é desigual. Estamos perdendo amigos, parentes, familiares e conhecidos. No que devemos nos apegar nesse momento? O Rio Grande pós-revolução ficou despovoado, e a economia arruinada, mas a guerra acentuou nosso espírito regionalista. É nesses valores que a gente deve se inspirar para comemorar o regresso de setembro. Somos destemidos, colaborativos, aguerridos, trabalhadores e peleadores. A gente não se entrega. Façamos valer todos esses diferenciais do povo gaúcho para celebrar o nosso mês.

 

     Sim, como no ano anterior, setembro será diferente. Nossa Semana Farroupilha será mais tecnológica, com lives, shows, tertúlias, palestras, apresentações tudo online, virtual, a distância. Sem a cuia passando de mão em mão, sem encontros presenciais em nossos galpões com os amigos, sem aquele aperto de mão, sem os abraços, danças....

     Mas não deixaremos de comemorar, de ritualizar a passagem para um novo tempo. Após os dias frios de inverno, vem a luz e o desabrochar da natureza com seus aromas e sabores primaveril.

      Que mantenhamos vivo o espírito festivo dos nossos colonizadores, ainda que em tempos nebulosos. A vida é aqui e agora! E o que podemos fazer para ser feliz neste exato momento?

     Comemore a saúde, dance, cante, sorria! Beba a vida! Aprecie o amargo mesmo que solito no mas, para poder saborear a chegada dos novos tempos

    Viva Setembro! Viva o agora! Viva a Tradição Gaúcha!

 

    Até a próxima.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pavilhão Farroupilha
Pavilhão Farroupilha
Sobre Coluna sobre a cultura e história do Rio Grande do Sul, escrita pela professora Ingrid Krabbe
Tenente Portela - RS Atualizado às 18h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 23°

Seg 23°C 9°C
Ter 23°C 10°C
Qua 24°C 10°C
Qui 25°C 11°C
Sex 26°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias