
Começou à zero hora desta sexta-feira (21), a Operação Viagem Segura de Natal. O reforço das ações de fiscalização, que soma a atuação de diversos órgãos para prevenir acidentes de trânsito no estado, segue por cinco dias, até a meia noite de terça-feira (25).
A fiscalização será reforçada novamente no Ano Novo e os detalhes das duas operações foram alinhados em reunião preparatória promovida pelo DETRAN/RS no início do mês.
Considerando o período de 2007-2017, o Natal ocupa a quinta posição no ranking dos feriados mais violentos. O Dia das Mães e o Dia dos Pais são as datas em que ocorrem mais mortes por dia. A média nos feriados de Natal dos últimos anos foi de 6,8 vítimas fatais por dia, o que corresponde a dizer que a cada três horas e trinta e um minutos uma pessoa perde a vida no trânsito, nesse período. No ano passado, foram 13 mortes nos quatro dias da operação de Natal, mas esse número chegou a 23, consideradas as vítimas que vieram a óbito em até um mês pós-acidente.
Esta é a 97ª edição da Operação Viagem Segura, que completou sete anos no último feriado de 15 de novembro, somando mais de 5,4 milhões de veículos fiscalizados e 220,1 mil testes de etilômetro realizados. Foram registradas 994,6 mil infrações, sendo mais de 19,4 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu mais de 91,6 mil veículos e 25,1 mil carteiras de habilitação irregulares.