Segunda, 10 de Fevereiro de 2025
19°C 38°C
Tenente Portela, RS
Publicidade

Consumidor continuará sem cobrança extra na conta de luz em fevereiro

Sistema de bandeiras foi criado em 2015

Por: Diones Roberto Becker Fonte: Agência Brasil
01/02/2025 às 11h55
Consumidor continuará sem cobrança extra na conta de luz em fevereiro
É a terceira vez consecutiva em que a tarifa mensal não sofrerá nenhum acréscimo (Foto: Diones Roberto Becker)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter em fevereiro a bandeira verde – a menos onerosa – para a cobrança pelo fornecimento de energia elétrica pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). É a terceira vez consecutiva em que a tarifa mensal não sofrerá nenhum acréscimo.

A cor da bandeira decidida mês a mês reflete a variação dos custos de geração de energia aferida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda.

Nos meses chuvosos no Brasil, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das usinas hidrelétricas alcançam maior volume, o que dispensa geração de energia pelas termoelétricas, mais caras – além de poluentes por causa do uso de combustível fóssil.

O sistema de bandeiras – criado em 2015 – funciona como um sinal de trânsito e informa ao consumidor a necessidade de economia de luz em razão da variação do preço para a produção de energia elétrica.

 

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias