
O Galpão Crioulo do Palácio Piratini sediou, nesta segunda-feira (09), a apresentação personalizada do cenário gaúcho do Ranking de Competitividade dos Estados 2019. Produzido pelo CLP Liderança Pública, o levantamento analisa as 27 unidades federativas sob a ótica de 69 indicadores, distribuídos por dez pilares fundamentais para a eficiência da gestão pública: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.
O Rio Grande do Sul ficou em sétimo lugar no ranking geral, duas posições abaixo em relação ao ano anterior. Com o detalhamento feito pelo gerente de Competitividade do CLP, José Henrique Nascimento, e o líder de Competitividade, Lucas Cepeda, o governador Eduardo Leite, secretários e diretores de instituições estatais puderam entender onde o Estado está se destacando, como o setor de inovação, e quais seus maiores desafios, sendo a situação fiscal o principal deles.
- RS foi destaque em: inovação (2ª colocação), eficiência da máquina pública (2ª), sustentabilidade social (3ª) e segurança pública (5ª);
- RS tem como principais desafios: educação (11º lugar), sustentabilidade social (12º), capital humano (15º), potencial de mercado (15º), infraestrutura (18º) e solidez fiscal (27º);
Conforme José Henrique Nascimento, o RS tem um PIB alto na média nacional, mas a baixa capacidade de investimento (2,92% da Receita Corrente Líquida - RCL), o déficit primário e nominal, somado à baixa solvência fiscal, ao elevado gasto com pessoal (104% da RCL) e à baixa capacidade de poupança, fazem o Estado ocupar a última colocação no ranking no pilar solidez fiscal.
O governador agradeceu ao CLP pelo trabalho e pela apresentação detalhada. – A apresentação reforça nossas convicções e mostra que estamos trabalhando na direção correta, principalmente com a reforma estrutural que está em discussão, porque estamos atacando aquilo em que estamos piores colocados em todo o país – destacou Eduardo Leite.
O ranking é uma ferramenta que avalia o desempenho dos governos estaduais e auxilia os líderes públicos a diagnosticar e elencar prioridades de gestão. Desde seu início, em 2011, conta com o apoio técnico da Economist Intelligence Unit e, desde 2015, passou a ter a colaboração da Tendências Consultoria Integrada.
RANKING
1º São Paulo
2º Santa Catarina
3º Distrito Federal
4º Paraná
5º Mato Grosso do Sul
6º Espírito Santo
7º Rio Grande do Sul
8º Minas Gerais
9º Mato Grosso
10º Rio de Janeiro
11º Paraíba
12º Ceará
13º Goiás
14º Alagoas
15º Rio Grande do Norte
16º Amazonas
17º Pernambuco
18º Rondônia
19º Tocantins
20º Bahia
21º Roraima
22º Sergipe
23º Piauí
24º Amapá
25º Pará
26º Maranhão
27º Acre