Sexta, 27 de Maio de 2022
18°

Chuva

Tenente Portela - RS

Especiais Questão Indígena

Reunião entre indígenas não chega em conciliação em relação ao cacicado da Terra Indígena

Assunto será discutido pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas

21/01/2022 às 15h50
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Compartilhe:
Terra Indígena do Guarita tem 23 mil hectares e fica localizada nos municípios de Tenente Portela, Erval Seco e Redentora (Foto: Reprodução/ Google Maps)
Terra Indígena do Guarita tem 23 mil hectares e fica localizada nos municípios de Tenente Portela, Erval Seco e Redentora (Foto: Reprodução/ Google Maps)

Uma reunião ocorrida ontem na sede do 7º BPM, intermediada pela FUNAI, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público Federal com os dois grupos que se consideram caciques da Terra Indígena do Guarita terminou sem conciliação entre as partes.

Carlinhos Alfaiate sustenta que seu mandato vai até dezembro desse ano e que a eleição ocorrida no dia 19 de dezembro que elegeu Valdonês Joaquim e Joel Ribeiro de Freitas não teve legitimidade e também não contou com ajuda ou regulamentação externa questionando a lisura do pleito.

Já Joel Ribeiro, que assumiu a função de cacique eleito em virtude da prisão de Valdonês Joaquim, sustenta que o mandato de Carlinhos era de quatro anos e não de cinco e por isso deveria acabar agora. Ele afirma que Carlinhos não tem nenhum documento que justifique a sua permanência até dezembro. Por outro lado, ele sustenta que foi eleito democraticamente, dentro de um processo de votação direta e por isso ele é o cacique.

Nenhuma das partes recuou de suas teses e no final da reunião ficou acertado que os órgãos vão recorrer ao Conselho Estadual dos Povos Indígenas para chegar a uma solução e resolver o impasse.

Com a impossibilidade de chegar a uma conciliação na reunião, ambas as lideranças se comprometeram a manter a paz e não usar de atos de violência na briga pelo poder.

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

■ Nos siga no Instagram:

Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias