
A Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) autorizou na segunda-feira (20/12), a redução do intervalo de cinco para quatro meses na aplicação da dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus na população acima de 18 anos de idade.
A decisão foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue norma técnica do Ministério da Saúde. A decisão vale para toda a população a partir de 18 anos de idade e que já completou o esquema vacinal com duas doses.
Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, deve ser usada a vacina da Pfizer. Para quem recebeu a dose única da Janssen, o reforço deve ser feito depois de dois meses, com a mesma vacina.
A imunização foi antecipada para fortalecer a resposta imune da população diante do avanço da variante ômicron do coronavírus.
A aplicação da quarta dose para imunocomprometidos, indicada pelo Ministério da Saúde na nota técnica, a análise deverá ser realizada na próxima reunião da CIB.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
■ Nos siga no Instagram:
Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.