Sexta, 21 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Tenente Portela - RS

Política Opinião

Edegar Pretto é uma boa notícia para as eleições de 2022

Deputado será o candidato a governador pelo PT

16/11/2021 às 16h48
Por: Jonas Martins Fonte: Jonas Martins
Compartilhe:
Edegar Pretto é uma boa notícia para as eleições de 2022

Nas eleições de 2018 a esquerda ficou totalmente fora do debate político do Rio Grande do Sul. Eduardo Leite do PSDB e José Ivo Sartori, MDB, dois nomes de centro acabaram polarizando a disputa.

O PT é o maior partido de esquerda do Brasil, no entanto, fez uma péssima escolha eleitoral indicando Miguel Rossetto disputar o cargo de governador aqui nestes pagos. Apesar da boa relação, Rosetto não conseguiu empolgar nem os próprios aliados. Pouca gente lembra, hoje, que Rosseto também estava na disputa.

Mesmo com toda a falta de empolgação e em meio a um momento em que a imagem do PT ainda estava muito arranhada, pela então recente prisão do ex-presidente Lula, Rosseto conseguiu fazer 17,76% dos votos no primeiro turno. Não chegou, em momento algum, ameaçar Leite ou Sartori, mas provou que o estado ainda tinha uma boa parcela de eleitores do campo da esquerda que se mantinham fieis.

Edegar Pretto concorreu três vezes para a Assembleia Legislativa, com três eleições, sendo três vezes o mais votado do partido. Foi presidente da Assembleia em 2017 e se notabiliza, que apesar de estar cravado no campo da esquerda, por ter um bom trânsito em todos os setores e com colegas de várias outras bancadas. Pretto é um diplomático, e dos nomes que o partido podia indicar o mais moderado.

É difícil dizer se a candidatura do deputado vai ganhar corpo para brigar por um segundo turno, mas já é confortável afirmar que seu discurso é mais afinado e que seu potencial de votos é maior do que o de Miguel Rossetto.

Se na última eleição a esquerda passou quase despercebida, nesta, com a presença de Edegar Pretto, o debate estará melhor representado e numa democracia que se prese, quanto mais vertentes ideológicas estiveram na mesa, melhor para o eleitor.

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

■ Nos siga no Instagram:

Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jonas Martins
Jonas Martins
Sobre Apresentador da Rádio Província FM, sub-editor do Jornal Província e escritor, neste espaço você poderá acompanhar crônicas e opiniões de Jonas Martins
Tenente Portela - RS Atualizado às 08h35 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 39°

Sáb 38°C 24°C
Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 23°C
Ter 37°C 22°C
Qua 40°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias