Sexta, 21 de Janeiro de 2022
24°

Poucas nuvens

Tenente Portela - RS

Cidades Região

Federalização da RSC-163 entra na fase final

Projeto da construção de ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga depende da federalização

24/08/2021 às 17h22
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Compartilhe:
Movimento Pró Ponte tem ganhado força com novas adesões
Movimento Pró Ponte tem ganhado força com novas adesões

O prefeito de Barra do Guarita Rodrigo Locatelli Tissot, líder do movimento pró-ponte, que objetiva a construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre os municípios de Barra do Guarita no Rio Grande do Sul e Itapiranga em Santa Catarina, disse que o processo de federalização da RSC-163 entra agora na fase final.

Segundo Tissot o projeto aprovado na Assembleia Legislativa já foi sancionado pelo Governador Eduardo Leite e agora o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem está realizando o ajuntamento de documentação para enviar ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes que deverá aceitar o trecho da 163 novamente e inserir esse percurso na BR-163.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em uma reunião com lideranças regionais, prometeu que o Governo Federal vai aceitar o trecho novamente e disse que tão logo isso ocorra deverá realizar o projeto da ponte através do seu ministério. Os prefeitos estão buscando o agendamento de uma nova reunião com o ministro para reforçar esse posicionamento.

Sobre o traçado da ponte, o prefeito de Barra do Guarita, disse que a expectativa e a vontade das lideranças regionais é que ela siga o traçado da 163 e que com isso passe por dentro de Barra do Guarita e Itapiranga, pois além de ser algo mais fácil de ser feito, pois não acarretaria em abertura de novas estradas e todo o processo, também será útil para o desenvolvimento dos dois municípios.

Desde que o projeto voltou a ganhar força, o Movimento Pró-Ponte tem recebido novas adesões de prefeitos de diversas cidades da metade norte, juntando várias associações e entidade da sociedade civil também. Na semana que passou a John Deere, de Horizontina, também declarou o seu apoio ao projeto. A ideia de juntar à proposta o apoio de grandes empresas da metade norte do Rio Grande do Sul, também deve reforçar o pedido, principalmente junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal para que a construção da ponte ande mais rápido.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jonas Martins
Jonas Martins
Sobre Apresentador da Rádio Província FM, sub-editor do Jornal Província e escritor, neste espaço você poderá acompanhar crônicas e opiniões de Jonas Martins
Tenente Portela - RS Atualizado às 07h55 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 39°

Sáb 38°C 24°C
Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 23°C
Ter 37°C 22°C
Qua 40°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias