
Aproximadamente 55% dos 5,8 milhões de hectares cultivados com soja nesta safra no Rio Grande do Sul já foram colhidos. Outros 33% estão maduros e 15% na fase de enchimento de grãos.
Segundo o Informativo Conjuntural da Emater-Ascar, a produtividade média está dentro da expectativa inicial, ou seja, em torno de 3.800 quilos por hectare. Em algumas regiões gaúchas, a colheita não atinge 40 sacas por hectare e, em outras, são registrados até 75 sacas por hectare.
A Emater-Ascar estima que o trabalho de colheita da soja prossiga até meados deste mês. Para a atual safra, existe a previsão de aumento de 9% na produção do grão no estado, podendo alcançar 18,7 milhões de toneladas.
Se a expectativa inicial se concretizar, a safra 2018/19 poderá ser a segunda maior da história do estado. O Rio Grande do Sul, atualmente, é o segundo maior produtor de soja do país, atrás apenas de Mato Grosso.