
O Produto Interno Bruto (PIB) do setor de transporte, armazenagem e correio, cresceu 2,2% em 2018, chegando a R$ 256,08 bilhões. O índice é o dobro do crescimento do PIB total da economia do Brasil, que avançou 1,1% no ano passado. Os dados constam no boletim ‘Economia em Foco’ divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Trata-se do segundo ano consecutivo de alta no setor, após queda por dois anos. Enquanto em 2015 a retração foi de 4,3% e, em 2016, de 5,6%, os serviços de transporte avançaram 1,2% em 2017, e, 2,2%, em 2018. Mesmo com os efeitos negativos da paralisação dos caminhoneiros, ocorrida em maio do ano passado, as atividades transportadoras desempenharam um dos melhores resultados da economia, ficando atrás apenas de atividades imobiliárias (+3,1%), comércio (+2,3%), indústria da eletricidade e serviços correlatos (+2,3%).
O trabalho da CNT ressalta que o avanço não significa que o setor transportador já tenha se recuperado da recessão econômica ocorrida entre 2014 e 2016. O PIB do transporte registrado no ano passado, por exemplo, está no mesmo nível do registrado em 2011. Segundo o boletim, para retornar ao pico alcançado em 2014, ainda é necessário crescimento de cerca de 6,5%, o que só deve ser verificado em meados de 2020.