
A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Coronel Barros confirmou um caso de raiva bovina nesta semana. A doença foi detectada após exames realizados em um animal com suspeita no mês passado.
A médica veterinária Pâmela de Lima Thomé da Cruz destacou a importância da vacinação do rebanho como principal medida preventiva. Ela orienta os produtores a não manusearem animais suspeitos e a informarem casos
A Supervisora Regional de Agricultura, Emili Bernardi, informou que outros animais próximos ao infectado apresentaram mordeduras de morcegos, mas sem sinais clínicos da doença. Na região de Ijuí, este é o único caso registrado até o momento.
Orientações sobre a raiva:
A raiva é altamente letal, sendo transmitida pela saliva de animais infectados, e causa encefalite aguda.