
A pandemia de coronavírus tem mudado a rotina da população e os serviços nos mais variados setores — e já começa a provocar alterações na tradicional "fezinha" dos apostadores de loterias. A Caixa Econômica Federal suspendeu concursos da Loteria Federal e da Loteca em função dos planos de contingência da covid-19. O comunicado foi emitido no último domingo (22). Já o sorteio da edição de Páscoa da Dupla Sena (Dupla de Páscoa) foi transferido. As medidas não atingem a realização da Mega-Sena, da Quina e demais concursos, que seguem normalmente.
A Loteria Federal teve os sorteios suspensos por três meses. A interrupção, conforme o banco, tem como objetivo reduzir os impactos provocados pela propagação do coronavírus. O calendário de sorteios será divulgado em julho. Além das casas lotéricas, a Loteria Federal também podia ser adquirida nas ruas, com vendedores ambulantes credenciados. A último sorteio (número 5477) foi realizado no dia 18 de março.
No caso da Loteca, a questão não depende apenas da Caixa. A loteria é feita com base nos resultados dos campeonatos de futebol. A suspensão de partidas internacionais, nacionais e estaduais masculinas e femininas impossibilitou a organização das grades para composição dos sorteios da modalidade, o que paralisou a Loteca por tempo indeterminado. O novo calendário será divulgado após a normalização dos campeonatos.
Já a Dupla de Páscoa teve o sorteio remarcado de 11 para 25 de abril. Os recibos adquiridos com data de sorteio para 11 de abril seguem válidos.