Sexta, 21 de Janeiro de 2022
24°

Poucas nuvens

Tenente Portela - RS

Política Por Jonas Martins

A esperança da esquerda no Rio Grande do Sul

Edegar Pre´tto vai tentar devolver o poder para a esquerda depois de 8 anos

08/11/2021 às 17h02 Atualizada em 08/11/2021 às 17h36
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Compartilhe:
Deputado Edegar Pretto será o candidato do PT ao governo do estado (Foto: Divulgação)
Deputado Edegar Pretto será o candidato do PT ao governo do estado (Foto: Divulgação)
O principal candidato da esquerda no Rio Grande do Sul será Edegar Pretto, do PT. Claro que outros nomes vão aparecer, como sempre aparecem, mas mais uma vez, tudo indica, que o PT deverá ser a maior força de esquerda na disputa pelo Piratini, dado que nenhum outro partido conseguiu criar corpo o suficiente para fazer diferente.
 
Para ter uma chance, o PT busca duas coisas: fechar coligação com o PC do B e com o Psol, outros dois partidos com boa base eleitoral na capital, e que estariam mais suscetíveis a uma aliança para garantir a unidade de palanque para Lula no estado; e torcer para que não haja união de forças no centro e na direita.
 
Hoje a direita tem Luis Carlos Heinze, PP, Alceu Moreira, MDB, Onix Lorenzoni DEM e Marcel Van Haten do Novo como possíveis candidatos. O único que deve desistir é Haten. Ainda existe o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, que seria o representante do atual governo, mais posicionado ao centro. O PDT nesse momento é carta fora do baralho, mais uma vez.
 
Heinze e Lorenzoni são candidatos que brigam por uma parcela do eleitorado muito semelhante. Já o MDB e o PSDB brigam por outra parcela do eleitorado que estão quase no mesmo conjunto. Se todas essas candidaturas se confirmarem a tendência é que haja uma roleta russa do centro para a direita, com uma divisão grande de voto, o que poderá ser prejudicial para esse espectro. 
 
Se o cenário for esse a esquerda inicia a próxima campanha fortalecida. Primeiro, por causa da fidelidade do seu eleitorado no interior, segundo, porque a briga do outro lado vai ser tão ferrenha que pode livrar o PT de um confronto direto no primeiro turno.
 
O MDB maior partido do estado, ainda terá uma disputa interna, já que uma grande ala do partido considera o atual presidente da sigla, Alceu Moreira, muito de direita e preferiria um nome mais ao centro, como José Ivo Sartori, Gabriel Souza ou Germano Rigotto.
 
Nesse final de ano as coisas começam a se definir.
 

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

■ Nos siga no Instagram:

Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jonas Martins
Jonas Martins
Sobre Apresentador da Rádio Província FM, sub-editor do Jornal Província e escritor, neste espaço você poderá acompanhar crônicas e opiniões de Jonas Martins
Tenente Portela - RS Atualizado às 07h55 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 39°

Sáb 38°C 24°C
Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 23°C
Ter 37°C 22°C
Qua 40°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias