Quinta, 02 de Dezembro de 2021
29°

Poucas nuvens

Tenente Portela - RS

Educação Colunista

O novo ensino médio

É evidente que o país precisava de uma reforma na base educacional

15/10/2021 às 16h55
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Compartilhe:
O novo ensino médio

O Ministério da Educação pretende começar a implementar o novo ensino médio a partir do ano que vem. As mudanças mais significativas são de que as aulas agora serão de 5 horas. A ideia é ir aumentando gradativamente até atingir 7 horas de hora/aula por dia. A outra mudança diz respeito ao conteúdo, onde os alunos poderão escolher entre disciplinas optativas que vão montar 40% da grade curricular. Os demais 60% seguem com as disciplinas regulares.

É evidente que o país precisava de uma reforma na base educacional. Nosso sistema de ensino tem sido pouco atraente e eficaz e os exames de avaliação provam isso. Aumentar o tempo de aula, oferecer novas matérias e possibilitar ao aluno se especializar em uma determinada área ou ter uma iniciação cientifica já no ensino médio é algo muito positivo para o nosso sistema educacional.

No entanto, é preciso analisar o porém da questão. Os estados terão condições de contratar mais professores? Ofertando disciplinas mais técnicas e aumentando a carga horária será necessário a contratação de novos docentes. As escolas receberão condições e estruturas para ofertar novas disciplinas? Se vamos fazer, precisamos fazer bem feito e ai fica a dúvida se teremos laboratórios capazes de ofertar com qualidade essas disciplinas alternativas.

Por fim uma coisa é certa: algo precisava ser feito, mas para isso precisamos dar condições de trabalho para nossos professores e de ensino para nossos alunos, caso contrário  seguiremos com o mesmo problema da atual BNCC: uma teoria brilhante que não consegue funcionar na prática.

 

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jonas Martins
Jonas Martins
Sobre Apresentador da Rádio Província FM, sub-editor do Jornal Província e escritor, neste espaço você poderá acompanhar crônicas e opiniões de Jonas Martins
Tenente Portela - RS Atualizado às 18h21 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

Sex 32°C 14°C
Sáb 33°C 16°C
Dom 33°C 17°C
Seg 31°C 17°C
Ter 31°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias