
O preço da carne deve continuar alto até o final do ano. Com a valorização do dólar em relação ao real, os produtores estão preferindo vender o produto para outros países, especialmente para a China, principal comprador do país. Além disso, a ração animal está mais cara.
Na prévia de outubro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, o preço da carne já subiu 4,83%.
— A China vem comprando muita carne do Brasil desde o final do ano passado. Isso diminuiu a oferta de carne no mercado brasileiro — afirma o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz.
— E outra questão é que o preço das rações usadas para o trato desses animais são commodities, cujo o preço é cotado em dólar. Então temos o milho e a soja. Esses dois grãos ficaram mais caros, porque os seus preços subiram em dólar. Isso é bom para a balança comercial, mas é ruim para o mercado brasileiro, porque desabastece — acrescenta o economista.
Segundo André Braz, os preços devem continuar altos até dezembro deste ano, já que o dólar ainda deve se manter em torno de R$ 5,60, o que desfavorece a queda dos preços dos alimentos.
— Então a inflação de alimentos vai continuar a pressionar o custo de vida, principalmente das famílias de baixa renda, até o final de 2020 — ressalta o economista da FGV.
Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.