Sábado, 08 de Maio de 2021 10:33
(55) 3551-1261
Variedades l Esportes Tecnologia

Decreto abre caminho para instalação do 5G no Brasil

Fica dispensado que antenas de pequeno porte passem pelo processo de licenciamento

05/09/2020 16h07
Por: Diones Roberto Becker Fonte: Brasil 61
Novas regras foram definidas porque a instalação do 5G no Brasil vai exigir uma grande expansão na infraestrutura de telecomunicações (Foto: Diones Roberto Becker)
Novas regras foram definidas porque a instalação do 5G no Brasil vai exigir uma grande expansão na infraestrutura de telecomunicações (Foto: Diones Roberto Becker)

Atendendo à demanda do setor de telecomunicações, o Governo Federal publicou na terça-feira (01/09), um decreto que dispensa que antenas de pequeno porte passem pelo processo de licenciamento. Além disso, o texto autoriza e define as regras do compartilhamento de infraestruturas. O decreto regulamenta a chamada Lei das Antenas (Lei nº 13.116/2015) e foi recebido pelo setor como uma preparação para o leilão do 5G, que deve ocorrer no próximo ano.

De acordo com o Governo Federal, as novas regras foram definidas porque a instalação do 5G no Brasil vai exigir uma grande expansão na infraestrutura de telecomunicações, processo que seria difícil com as regras anteriores.

— Esse decreto é um divisor de águas porque no ano que vem teremos o leilão do 5G. Vamos precisar nesse leilão de dez vezes mais antenas [do que na instalação do 4G] — explicou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias