A perda ou atrofia muscular geralmente é causada pela impossibilidade de exercitar regularmente os músculos. Sua incapacidade de se mover pode ser devido a uma lesão ou a um problema de saúde latente.
A partir dos 30 anos, o corpo começa naturalmente a perder 3–5% da massa muscular por década. Se a perda muscular piorar, pode evoluir para uma condição chamada sarcopenia. Sarcopenia é a perda de músculos e força que pode ocorrer quando alguém envelhece e pratica menos atividade física. Isso pode causar problemas nas atividades diárias, como levantar-se de uma cadeira, caminhar, abrir a tampa de uma jarra ou carregar compras. Com o tempo, a perda de força pode causar quedas ou outras lesões. Atualmente, estima-se que 20% dos idosos tenham sarcopenia, embora possa ser ainda mais prevalente porque o diagnóstico e o tratamento da sarcopenia ainda não são comuns .Quando uma doença ou lesão torna difícil ou impossível mover um braço ou perna, a falta de mobilidade pode resultar em perda muscular. Com o tempo, sem movimentos regulares, seu braço ou perna pode começar a parecer menor, mas não mais curto do que aquele que você consegue mover.
Em alguns casos, a perda muscular pode ser revertida com dieta adequada e exercícios de força. Músculos não utilizados podem definhar se você não estiver ativo. Mas mesmo depois de começar, esse tipo de atrofia muitas vezes pode ser revertido com exercícios e melhor nutrição. A atrofia muscular também pode ocorrer se você estiver acamado ou incapaz de mover certas partes do corpo devido a um problema de saúde. Os astronautas, por exemplo, podem sofrer atrofia muscular após alguns dias sem gravidade.
Outras causas que contribuem para atrofia muscular é a falta de atividade física por um longo período de tempo, envelhecimento, miopatia associada ao álcool, dor e fraqueza nos músculos devido ao consumo excessivo de álcool por longos períodos de tempo, queimaduras, lesões, como ruptura do manguito rotador ou ossos quebrados, desnutrição, lesões na medula espinhal ou nervos periféricos, AVC, terapia com corticosteróides a longo prazo.
O tratamento dependerá do seu diagnóstico e da gravidade da sua perda muscular. Quaisquer condições médicas subjacentes devem ser abordadas. Os tratamentos comuns para atrofia muscular incluem fisioterapia, exercício físico e mudanças na dieta. Também há muito que você pode fazer sozinho para aumentar e mantar a massa e a força muscular. Atividades que trabalhe o corpo todo, parte superior e inferior do corpo pode ajudá-lo a recuperar o que perdeu.
Lembre-se de que no início você precisa dar pequenos passos e pode levar algum tempo para voltar ao ponto em que estava. Mas concentre-se no fato de que você está se movendo, qualquer atividade é sempre melhor do que nenhuma atividade.
Mín. 12° Máx. 32°