Sábado, 08 de Maio de 2021 10:18
(55) 3551-1261
Variedades l Esportes Eleição 2020

Com indefinições, partidos começam a se definir na próxima semana

Partidos tem até o dia 15 para realizar as convenções

28/08/2020 10h28 Atualizada há 8 meses
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Primeiro turno das eleições ocorrem em 15 de novembro (Foto: Internet)
Primeiro turno das eleições ocorrem em 15 de novembro (Foto: Internet)

A partir da próxima segunda-feira, 31, está liberado o período para os partidos políticos realizarem as convenções partidárias que vão definir os candidatos para o próximo pleito eleitoral.

Em virtude de pandemia o Tribunal Superior Eleitoral permitiu que elas possam ser realizadas de forma virtual, desde que ocorram com ampla divulgação e transparência. Se ocorrerem de forma presencial precisam ser respeitados os protocolos de higiene e de distanciamento.

A única cidade na microrregião, com a convenção já marcada e edital publicado é a de Derrubadas, onde o MDB, vai realizar no dia 01 de setembro. Devem ser confirmados Alair Cemin e Miro Mulbaier como candidatos a prefeito e vice. O PP ainda não marcou a data, mas já definiu os nomes Adelino Vasconcelos e Daniel Martens. O PSB também projeta candidatura própria com Silvio Johann.

Em Tenente Portela o MDB realiza sua convenção no dia 12. PSDB, PP e PDT vão realizar no dia 13. O PT não confirmou a data.

A coligação entre MDB, PP e PDT vai passar pela convenção dos três partidos, caso aprovadas, vai confirmar a candidatura de Cristiane Feyth, PP, e João Antônio Gheller, MDB. O PSDB deve confirmar Rosemar Sala e o vice poderá ser do PTB, com o nome de Fávio Dressler. O PSDB ainda não confirma o nome do vice.

Em Barra do Guarita o MDB realiza dia 12 e deve confirmar César Tadeu Paier. O vice será da mesma sigla, mas ainda não está definido. Não conseguimos confirmar a data do PT, mas a convenção deve confirmar Rodrigo Locatelli e Anildo Alieve como candidatos.

Em Vista Gaúcha as convenções vão confirmar Claudemir José Locatelli, MDB, e André Danetti, PP, que devem enfrentar Luiz Mantelli Junior, PSDB, e vice vindo do PT ou PDT.

Em Miraguaí o PTB vai confirmar o prefeito Ivonir Boton para reeleição com vice do MDB sendo Luiz Carlos Hermann. O PSB deve ter Élio dos Santos, com vice a definiR. Já o PT deve ter Valdelirio Preto da Silva com Leonir Hartk do PP como vice.

Em Coronel Bicaco as convenções devem confirmar a candidatura da atual dupla que administra o município com Jurandir da Silva, PSB e Arleu Valadar do PDT de vice, enfrentando a dupla do PP formada por Elisandro Delfino Briato e o vereador Afrânio Bertalucci como vice.

Tudo se define até o dia 15, data limite para as convenções.

Lembrando que independente dos acertos feitos pelos partidos, qualquer filiado, com condições legais, pode se apresentar na convenção para concorrer a qualquer cargo, tendo esse direito assegurado por lei. A decisão dos convencionais, no dia da convenção é soberana, independente de acertos prévios realizados entre executivas partidárias. 

Isso pode mudar algumas dessas projeções citadas.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias