Entre o ano de 1999 e 2005, Tenente Portela parava para aplaudir uma geração vitoriosa. O CER Miraguai montava seu time sub-21 e participava com destaque do Campeonato Estadual da categoria.
Naqueles anos o time conseguiu façanhas incríveis. Foi campeão em 2001, vice-campeão em 2002 e 2005. Além disso foi campeão da Taça Ulbra de Futsal em 2004, 10º lugar do estadual de 1999, 9º em 2000 e 8º 2003.
De lá para cá muito tempo se passou. Os guris da época, seguiram seus caminhos e cada um foi fazer a sua vida. Alguns tentaram atuar no futebol profissional, outros viraram atletas de final de semana, mas todos passaram a ser lembrados pelo extraordinário futebol que apresentaram na época.
Alguns seguiram jogando juntos. Outros nunca mais vestiram a mesma camiseta. Entre idas e vindas o destino preparou mais um capitulo para a bonita da história dessa turma.
No ano passado o deputado Danrlei de Deus assumiu a secretaria de esportes do estado do Rio Grande do Sul e decidiu criar uma competição de futebol amador, que pudesse reunir equipes de todo o estado. A Copa RS foi lançada, agora com duas categorias, livre e veteranos, 40+.
O CER Miraguai foi escolhido para com o apoio do município de Tenente Portela, representar a cidade no certame; e a direção teve uma ideia: que tal buscar os guris do sub-21 para representar o time na categoria veteranos?
A ideia deu certo. Claro que não foi possível reunir todo mundo, mas 17 dos 35 inscritos são oriundos daquele time, além disso, o treinador Altemir de Oliveira (Fofo), o mesmo de todas as competições daquele tempo, foi chamado para ser treinador da equipe novamente.
O tempo que passou não tirou a estrela dos “guris”. A equipe está entre os quatro melhores do estado e vai decidir contra o Camponense de Capão da Canoa uma vaga na final. O confronto está marcado para o dia 26 de fevereiro, às 14 horas, na Arena Cruzeiro em Cachoeirinha.
Para chegar nessa fase a equipe passou pelo Flamengo de Crissiumal, Atlético de Horizontina, AERK Kennedy de Santa Maria e Farroupilha de Dom Pedrito.
A decisão para chegar a final é em jogo único. Basta vencer e estará disputando o título. A missão, no entanto, não será fácil. Com atletas profissionais aposentados no elenco, o Caponense fez 14 gols nos último 3 jogos.
Independente de tudo isso, é exatamente nesses momentos, que a equipe de Tenente Portela e os Guris se revestem da vitalidade de mais de 20 anos atrás para voltar a brilhar.
Chegando ou não a final, uma coisa é certa: essa geração é teimosa e está acostumada a surpreender o Rio Grande do Sul. Uma geração vitoriosa que não se cansa de brilhar.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
■ Nos siga no Instagram:
Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.