
Doutora em Gestão Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria, Suzana Marcuzo, participou do programa Tribuna Popular onde comentou sobre o projeto "Onde a Onça bebe Àgua". O projeto patrocinado pelo Boticário tem o objetivo de trazer informações sobre o Parque Estadual do Turvo, sua biodiversidade e sobre a onça pintada, que vive unicamente em solo gaucho neste local. "O Salto do Yucumã é um dos atrativos, o grande mote do parque está na sua única e espcial biodiversidade e é isso que queremos levar para os visitantes."
“Nosso objetivo do projeto é que a população receba a informação através de mecanismos que estarão sendo instaladas no Parque Estadual do Turvo. Essas informações serão repassados através de atividades interativas e recreativas. Jogos e brincadeiras por exemplo para passar informações para os visitantes.”
Doutora Marcuzo ainda citou que serão trabalhados com cursos de qualificação na região, sendo que através destes serão repassados para os guias de trilhas qualificação para atender os turistas, bem como serão realizados cursos sobre o plantio e de produção de plantas frutíferas da floresta para possibilitar que o turista possa levar para casa lembranças que representam a floresta, como compotas e outros produtos.
“Toda a informação é muito rápida para o planeta todo e a gente tem que aproveitar o lado bom disso.”
Sobre as capacitação ela diz que os condutores de trilhas poderão ter seus dados no site do parque, para então ter trilhas agendadas por parte dos turistas que serão recebidos por esses guias que farão uma trilha possibilitando um conhecimento muito maior por parte turista.
Ela cita que o projeto ainda em parceria com a Rota do Yucumã estará colocando placas na região trazendo informações e direcionando para o Parque Estadual do Turvo.