
O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) anunciou a prorrogação do prazo para as placas padrão Mercosul, que estavam previstas para entrar em vigor no último sábado (1º). A nova data será escalonada nos estados brasileiros, variando de 03 a 31 de dezembro. No Rio Grande do Sul, o prazo final é no dia 17 de dezembro.
A medida atende aos pedidos dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs), tendo em vista o baixo número de empresas aptas para confeccionar as placas e a falta de capilaridade para atender a todas as regiões. O Rio Grande do Sul possui duas empresas cadastradas para fabricar as chapas-base e 84 para estampar (esse número é dinâmico, muda conforme vão entrando novos pedidos). No entanto, nem todas essas firmas concluíram o processo de cadastramento junto ao DENATRAN.
Placa padrão Mercosul:
A mudança do modelo das placas para unificar os veículos do Mercosul está prevista em regramento federal, resoluções 729, 733 e 745 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
A placa será trocada somente nos veículos novos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Os demais não terão data limite para se adaptar, poderão circular normalmente com a placa atual.