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Opinião: Cuidar dos Ombros nos Treinos de Força

Quando você sentir dor em seu ombro, não manter a levantar pesos. Se você fizer isso, você pode agravar o problema

26/02/2021 17h52
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Se você estiver sentindo dor no ombro durante ou após a musculação, é um sinal de alerta, ignorar isso pode agravar o problema (Foto: Reprodução)
Se você estiver sentindo dor no ombro durante ou após a musculação, é um sinal de alerta, ignorar isso pode agravar o problema (Foto: Reprodução)

O nosso ombro é uma complexa união de 5 articulações que formam a chamada cintura escapular. Neste complexo, ossos como as costelas, escápula, clavícula, úmero (osso do braço) estão estabilizados por ligamentos e músculos. O Manguito Rotador é um conjunto de 4 músculos que são responsáveis pela maioria dos movimentos do ombro. E por falar em movimento, o ombro é a articulação do nosso corpo que realiza os arcos de movimento mais amplos, ou seja, movimentos que podem atingir até 180º, o que sinaliza sua grande importância.

Os tipos mais comuns de lesões no ombro causados ​​por exercícios de força/musculação são os seguintes. Impacto do manguito rotador: Isto é causado pela instabilidade crônica na articulação do ombro. Os sintomas desta doença incluem dor, fraqueza e dormência. Tensão do manguito rotador: Esta é uma lesão de esforço comum. Os sintomas que a acompanham são dor e sensibilidade na parte frontal ou lateral do ombro, diminuição da amplitude de movimento e aumento da dor à noite. Bursite do ombro: Esta é uma condição que é causada pela inflamação na articulação do ombro. A dor e sensibilidade em um ponto são sintomas de bursite.

Quando você sentir dor em seu ombro, não manter a levantar pesos. Se você fizer isso, você pode agravar o problema. O restante conjunto é uma parte importante da recuperação de uma lesão no ombro. Quando fizemos musculação, temos que evitar movimentos como elevações laterais e linhas verticais. É importante aquecer os músculos do ombro antes de tentar levantar pesos. Evite exercícios que coloquem um peso exagerado sobre manguito rotador. É importante fazer exercícios para o fortalecimento do manguito rotador para evitar danos provocados pela fraqueza.

Se você estiver sentindo dor no ombro durante ou após a musculação, é um sinal de alerta, ignorar isso pode agravar o problema. O tratamento inicial para a maioria das lesões no ombro são repouso, gelo e anti-inflamatórios. Se fazer isso não aliviar a dor ou sintomas tornam-se mais grave, pode ser necessário procurar tratamento médico.

Outras lesões do ombro são:

Entorse acrómio-clavicular: Se não se realizar controladamente, a fase excêntrica de exercícios como o encolhimento de ombros e remo vertical.

Lesão do ligamento acrómio-clavicular: Se não se mantém uma certa tensão muscular que possa evitar a depressão do coto dos ombros devido ao grande peso que suporta.

Fratura externa, entorse externo-clavicular e deslocações e separação costocondral: Não permitir que a barra golpeie ou ressalte sobre o externo no exercício de supino de bancada.

Sendo assim, fica bem claro que as lesões relacionadas à prática da musculação podem ser evitáveis com a execução e cuidados corretos. Frente a este aspecto, uma adequada orientação profissional torna-se importante para evitar lesões em treinamentos de musculação.

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