Sábado, 08 de Maio de 2021 11:20
(55) 3551-1261
Cidades Coluna

Importância do Treino de Força na Corrida

Robinson Giraldi, Zaca, escreve semanalmente no Jornal Província

18/12/2020 17h31
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
 O treinamento de força, além de fortalecer o tecido muscular, melhora a força e resistência dos tendões (Foto: Pixabay/kinkate)
O treinamento de força, além de fortalecer o tecido muscular, melhora a força e resistência dos tendões (Foto: Pixabay/kinkate)

Muitos corredores focam apenas no treinamento da corrida em si, mas parte essencial da rotina do corredor é o treinamento de força, porque o tecido muscular é o responsável por proteger e minimizar impactos as articulações do corpo, que são muito requisitadas durante a corrida.

Com os músculos fortalecidos, o corredor tem melhora significativa em vários aspectos da corrida, tanto na prevenção de lesões, quanto na melhora da performance. A força é um dos pontos que mais fazem a diferença em uma corrida, já que, é ela que permite que o atleta cumpra, com máximo desempenho, toda a prova. Os exercícios específicos de força aumentam essa habilidade e fazem com que o atleta consiga correr mais quilômetros em um menor tempo.

 O treinamento de força, além de fortalecer o tecido muscular, melhora a força e resistência dos tendões. Sendo assim, é uma ótima maneira de prevenir entorses.

Ao treinar movimentos livres, como agachamento, simulamos movimentos de aterrissagem, sendo assim, ao executar este tipo de exercício, pelo menos 2 vezes na semana, já é o suficiente para educar o corpo a amortecer melhor ao entrar em contato com o solo.

Durante a corrida, muitas articulações são exigidas, como a do tornozelo e joelho, por exemplo. Ao ter essa musculatura fortalecida, a articulação permanece protegida, diminuindo a incidência de lesões, como: tendinite, lesões ao menisco, fraturas por estresse, entre outras.

Através de um planejamento, acompanhamento profissional e a união de treino de força, o condicionamento aumenta, enquanto o tempo de recuperação diminui, reduzindo assim as lesões e preservando o tecido magro e criar uma curva de desempenho mais sustentável para o seu corpo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias