Escola é um local de troca de saberes, interações sociais, educação formal. É, também, o local onde são lançadas as bases intelectuais para a formação dos indivíduos para que estes despertem para a criticidade e o envolvimento social. Daí a fundamental importância de se trabalhar, dês de os anos iniciais, de maneira continua e interligada.
Trabalhar através de atividades lúdicas, dinâmicas e diversificadas o conhecimento referente aos temas desenvolvidos nas práticas pedagógicas presentes nas escolas, é um objetivo pensado para que os alunos possam compreender de uma melhor maneira o local em que residem, dentro do contexto estadual em uma visão global bem como a relação que possuem com as pessoas que os cercam, para que seja possível aprimorar seus conhecimentos do local em que vivem e fortalecer seus vínculos de relações pessoais, proporcionando, também desta forma o desenvolvimento dos aspectos biológico, afetivo e social dos alunos inseridos em cada escola.
Acredito que esta questão é de grande relevância para a formação de um cidadão crítico e responsável, e por acreditar que, para que isso ocorra, é necessário desenvolver no aluno dês de cedo o patriotismo e o respeito e conhecimento do estado em que vive; de suas tradições e costumes.
Somos seres sociais, afetivos e biológicos, não vivemos isolados e, segundo Fernando Savater (2005, p. 29)
A possibilidade de sermos humanos só se realiza efetivamente por meio dos outros, dos semelhantes, ou seja, daqueles com os quais a criança, em seguida, fará todo o possível para se parecer.
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Ou seja, só existe a possibilidade de nos humanizarmos através da interação social que tem seu inicio na família e se estende com a vida escolar. Sabe-se também que a criança se pare Com quem convive, é a influência do meio que interfere na formação intelectual da criança.
Ao se refletir sobre a afetividade no processo de aprendizagem percebe-se o quanto essa temática passa despercebida ou até mesmo é ignorada por alguns professores. Os efeitos negativos dessa prática podem ser percebidos durante todo o percurso escolar, podendo gerar efeitos que poderão ser levados para a vida toda.
Desta forma, o professor deve ser um todo, cognitivo, intelectual e afetivo, deve também, estar atento a tudo que ocorre à seu redor, sendo mediador das diferenças e um incentivador da curiosidade e das descobertas. Uma prática educativa de qualidade exige, portanto, que se considere a criança como eixo do processo e considere as diferentes dimensões de sua formação, para que seja possivel de criar condições e possibilidades de diferentes maneira e construções de conhecimentos para a formação de um ser social.
*Autora Patrícia Kelsch Machado de Lima – Licenciada em Pedagogia.
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