Quarta, 24 de Junho de 2026
0°C 12°C
Tenente Portela, RS
Publicidade

Governo do RS apresenta estratégias na adaptação à nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental em congresso nacional em São Paulo

O Rio Grande do Sul apresentou, nesta quinta-feira (28/5), a estratégia implementada pelo Estado para adaptação à nova Lei Geral do Licenciamento A...

Por: Radar Nacional Fonte: Secom RS
28/05/2026 às 23h41
Governo do RS apresenta estratégias na adaptação à nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental em congresso nacional em São Paulo
Evento é um dos principais fóruns nacionais voltados ao debate sobre ambiente, sustentabilidade e regulação ambiental -Foto: Ascom Sema

O Rio Grande do Sul apresentou, nesta quinta-feira (28/5), a estratégia implementada pelo Estado para adaptação à nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei Federal 15.190/2025) durante o 9º Cambi – Congresso Ambiental Viex, em São Paulo. Representando o governador Eduardo Leite, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, participou da mesa redonda “O desafio da transição e a harmonização federativa”, que debateu como os órgãos ambientais estão conduzindo a unificação de diretrizes trazida pela nova legislação federal.

Durante a apresentação, a secretária destacou as medidas já adotadas pelo Rio Grande do Sul por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão licenciador vinculado à pasta. Entre os avanços estão a criação de grupo técnico para adaptação das normativas estaduais, alterações em resoluções por meio do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), modernização de sistemas digitais e revisão de procedimentos administrativos para adequação à lei geral.

Entre as iniciativas implementadas pelo Estado está a inclusão automática de novas condicionantes de licenças ambientais emitidas pela Fepam, além da disponibilização de sistema para emissão da Declaração de Não Sujeição ao Licenciamento Ambiental e da atualização das regras relacionadas ao Licenciamento por Adesão e Compromisso (LAC).

Marjorie ressaltou que o Rio Grande do Sul é o segundo Estado com maior número de municípios que exercem o licenciamento, atrás apenas de São Paulo. O Rio Grande do Sul vem trabalhando para garantir uma transição segura, técnica e juridicamente sólida, promovendo a uniformização da execução por parte dos entes federativos – Estado e municípios.

“O Rio Grande do Sul vem conduzindo esse processo com diálogo institucional, atualização normativa e modernização dos sistemas da Fepam. A nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental exige dos Estados capacidade de adaptação rápida, sem perder eficiência, segurança técnica e responsabilidade ambiental. O Rio Grande do Sul estruturou um trabalho integrado entre Sema e Fepam para capacitar os municípios licenciadores e garantir harmonização federativa, modernização dos processos e mais clareza para empreendedores e para a sociedade”, afirmou a secretária.

Marjorie, que é diretora-executiva da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, também ressaltou que o novo cenário reforça a importância da atuação coordenada. “O desafio agora é transformar a harmonização das regras em mais eficiência e previsibilidade, mantendo o rigor técnico e a proteção ambiental. O licenciamento ambiental precisa acompanhar a realidade do desenvolvimento sustentável e da transição energética que o Brasil vive”, completou.

Sobre o Cambi

O evento é um dos principais fóruns nacionais voltados ao debate técnico, jurídico e institucional sobre meio ambiente, sustentabilidade e regulação ambiental no Brasil. Nesta 9ª edição, o congresso tem como um dos principais temas os impactos e a implementação da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

A Fepam também participa dos debates do evento, que vai até sexta-feira (29/5) no Parque Ibirapuera e reúne representantes de órgãos ambientais, especialistas, setor produtivo, advogados, consultorias e instituições públicas para discutir os desafios da agenda ambiental brasileira.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conselho Gestor do fundo se reuniu para iniciar as discussões sobre o edital e a destinação dos recursos -Foto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Meio ambiente Há 2 dias

Governo do Estado divulga lista de municípios habilitados ao Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), divulgou a relação dos municípios habilitados a participar da...

Proposta prevê redução gradual do carvão, proteção social e novas oportunidades econômicas -Foto: Igor de Almeida/Ascom Sema
Meio ambiente Há 2 dias

Plano de Transição Energética Justa das regiões carboníferas orienta futuro sustentável no Rio Grande do Sul

O Governo do Rio Grande do Sul deu mais um passo na agenda de descarbonização ao lançar, na última quinta-feira (18/6), o Plano de Transição Energé...

Iniciativa elaborada com base técnica e participação social, visa reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) -Foto: Igor de Almeida/Ascom Sema
Meio ambiente Há 5 dias

Plano de Ação Climática orienta estratégias até 2050 e fortalece políticas para aumentar resiliência no RS

O governo do Estado lançou, na última quinta-feira (18/6), o Plano de Ação Climática do Rio Grande do Sul (Plac-RS) , principal instrumento estraté...

Cerimônia foi realizada no Palácio Piratini nesta quinta-feira (18) -Foto: Vitor Rosa/Secom
Meio ambiente Há 5 dias

Governo do Estado entrega licenças para empreendimentos com potencial de impulsionar mais de R$ 10 bilhões em investimentos

O governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (18/6), duas licenças ambientais para empreendimentos estratégicos ao desenvolvimento do Rio Grand...

Marjorie Kauffmann e Eduardo Leite ressaltaram que planos consolidam estratégia de longo prazo -Foto: João Pedro Rodrigues/Secom
Meio ambiente Há 5 dias

Governo do Estado lança planos de ação climática e de transição energética justa das regiões carboníferas

O governo do Estado lançou, na tarde desta quinta-feira (18/6), dois instrumentos centrais para a descarbonização do Estado: o Plano de Ação Climát...

Tenente Portela, RS
Tempo limpo
Mín. Máx. 12°
Sensação
0.6 km/h Vento
94% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h25 Nascer do sol
17h49 Pôr do sol
Quinta
14°
Sexta
16°
Sábado
19°
Domingo
18° 14°
Segunda
15° 11°
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,585,54 +0,12%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias