Quinta, 13 de Maio de 2021 22:41
(55) 3551-1261
Saúde Coluna

Exercício Físico e Fibromialgia

Leia a Coluna do Zaca

23/04/2021 10h31
Por: Jonas Martins Fonte: Zaca/Jornal Província
Exercício Físico e Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome que provoca dores no corpo todo, principalmente na cabeça, pescoço, costas, mãos e pés. Outros sintomas como sono não repousante, cansaço, dificuldade de memorização e concentração, alteração de humor e depressão também são características desse distúrbio, que atinge mais as mulheres do que os homens. Para se ter ideia, a cada dez pessoas com o problema, nove são do sexo feminino.

O tratamento inclui remédios, que ajudam a reduzir a sensibilidade à dor, psicoterapia, acupuntura e exercícios físicos, que liberam endorfina (hormônio que produz a sensação de relaxamento e bem estar). Para as pessoas sedentárias, o recomendado é começar com atividades físicas leves, como caminhada de 20 minutos, de duas a três vezes por semana, em dias alternados.

Muitas pessoas preferem fazer exercícios na água, como hidroterapia ou hidroginástica, que também trazem benefícios e relaxamento muscular. Vale destacar que o alongamento é fundamental na rotina diária, pois ele ajuda na mobilidade e flexibilidade do corpo, além de contribuir para a prevenção de dores.

Para aqueles que gostam de pegar mais pesado na malhação, a musculação também é uma opção, desde que supervisionada por um educador físico. Essa atividade aumenta a força e massa muscular, melhora o desempenho motor e, combinada com exercícios aeróbicos, gera uma mudança significativa na composição corporal, aumentando a massa magra e diminuindo o porcentual de gordura, o que facilita o emagrecimento. O treino deve ser individualizado e respeitar o limite de cada um.

Para finalizar, é importante deixar claro que no início de qualquer uma dessas atividades, podem surgir dores, já que o corpo não está acostumado a essa quantidade de exercícios. Esse incômodo será o limite para o desenvolvimento do treino, por isso é fundamental ficar atento ao seu desempenho. Aos poucos o organismo se adapta à nova rotina, o que permitirá aumentar a frequência e a intensidade do exercício. Os resultados devem aparecer entre oito e dez semanas.

Quem sofre de fibromialgia deve fazer sempre um tratamento multidisciplinar de especialistas, com o acompanhamento de reumatologista, nutricionista, psicólogo e educador físico.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias