Sábado, 17 de Abril de 2021 04:41
(55) 3551-1261
Saúde Saúde

Na luta contra o excesso de peso, o que é mais eficaz: praticar exercícios físicos ou comer menos?

Coluna do Zaca

01/04/2021 10h15
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Na luta contra o excesso de peso, o que é mais eficaz: praticar exercícios físicos ou comer menos?

Reduzir calorias, levantar muito peso, apostar no aeróbico, cortar carboidratos. Existem muitas fórmulas para emagrecer que circulam na sociedade, mas o que é realmente eficiente para perder peso: a dieta ou o exercício? Será que é possível emagrecer fazendo apenas um dos dois?

Pesquisas vem demonstrando que, para emagrecer, a redução de calorias é mais importante que a prática de exercício físico. Comparando os dois, é mais fácil perder peso por meio da alimentação. Restringir calorias é muito mais fácil do que queimá-las.

Cortar 500 calorias por dia não fará a pessoa passar fome e fará com que ela teoricamente “emagreça” essa quantidade diariamente. Para ter o mesmo efeito com o exercício, seria preciso fazer um treino intenso todos os dias. A dificuldade é bem maior.

Contudo, se o seu intuito não for diminuir números na balança e sim ter um corpo mais saudável, a estratégia é outra. Uma coisa é ir na balança e perder peso e outra é emagrecer. O trabalho realizado com exercício físico e alimentação correta faz com que melhore a composição corporal (massa magra e gordura).

O excesso de gordura só é perdido por meio de exercício físico, treinos de força combinado com corrida ou ciclismo por exemplo, que acelera o metabolismo e reduz a gordura. Mas se você não muda a dieta, apesar de usar a gordura como fonte de energia, acaba compensando na alimentação e não emagrece nunca.

O ideal é unir a restrição alimentar ao exercício, a tarefa se torna mais fácil e, de quebra, ainda queima/gasta mais calorias. A combinação faz com que você não radicalize para nenhum dos lados. Assim, aos poucos melhora sua condição física, ganhando em qualidade de vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias