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Exercícios físicos e o Sistema Imune

A prática regular do exercício físico atua como um modulador do sistema imune

23/03/2021 10h23
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Respeite sempre seu corpo e faça do exercício físico seu aliado (Foto: Pixabay)
Respeite sempre seu corpo e faça do exercício físico seu aliado (Foto: Pixabay)

A imunidade é a capacidade do organismo de reconhecer um agente estranho e promover uma resposta contra ele, tentando eliminá-lo. Temos dois tipos de imunidade: A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual nascemos. É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. Os principais componentes são as barreiras físicas e mecânicas (pele, mucosa, trato respiratório), as barreiras fisiológicas, as celulares e as inflamatórias.

A imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta a cada exposição ao mesmo invasor. Aqui incluímos o processo de imunização por meio de vacinas e a transferência de anticorpos da mãe para o feto.

A prática regular do exercício físico atua como um modulador do sistema imune, de forma a estruturar progressivamente a resposta fisiológica à minimização do dano. Durante a atividade física, uma série de citocinas pró e anti-inflamatórias são liberadas, há incremento na circulação de linfócitos, assim como no recrutamento celular. Tais efeitos levam ao melhor controle da resposta inflamatória, reduzem os hormônios do estresse, e resultam em menor incidência, intensidade de sintomas e mortalidade frente a ocorrência de infecções virais, especialmente as respiratórias.

Sabe-se também que os exercícios físicos de moderada intensidade, realizados ≥ 3 vezes por semana com duração de 45-60 minutos e/ou 50-70% do consumo máximo de oxigênio, estimulam a imunidade celular por meio de aumento da liberação de IL-2, recrutamento de células Natural killer (NK), redução do estresse oxidativo, elevação da concentração de leucócitos (30-120 min após a atividade física persistindo até 24 horas), e proporcionando uma melhor imunovigilância.

O importante para manter sua imunidade ativa e sadia é construir uma vida equilibrada e saudável, além da pratica de atividade física, que além de ajudar você perder peso suar a camisa, também aumenta a circulação sanguínea, assim possibilitando o aumento de suprimento para todas as partes do seu corpo, ajudando a minimizar as inflamações indesejadas.

Respeite sempre seu corpo e faça do exercício físico seu aliado! De acordo com a Sociedade internacional de Imunologia do Exercício recomenda-se a interrupção do exercício caso apresente sinais de infecções como febre, mal estar e dores de cabeça. Procure um Educador Físico para treinar com boas orientações.

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