
O custo dos principais insumos utilizados na produção de leite no Rio Grande do Sul teve alta de 0,9% em agosto, segundo o Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC), divulgado nesta quinta-feira (24) pela Assessoria Econômica da Farsul.
Com o resultado de agosto, o indicador passou a acumular 2,05% de inflação em 2026. Na comparação dos últimos 12 meses, a alta chegou a 1,05%, mantendo praticamente o mesmo patamar registrado no levantamento anterior.
Entre os fatores que influenciaram o resultado estão a valorização dos grãos e a permanência dos custos elevados da energia elétrica. Em contrapartida, os preços dos combustíveis apresentaram maior estabilidade e a ureia utilizada nos fertilizantes teve comportamento mais equilibrado.
Parte dos produtores ainda não sentiu integralmente a redução recente nos preços dos fertilizantes. Isso ocorre porque muitos anteciparam as compras quando os valores estavam mais altos, durante o período de maior pressão provocado pela crise no Oriente Médio.
Para setembro, a expectativa da Farsul é de uma inflação maior no índice. A principal pressão deverá vir dos grãos, especialmente da soja, além da valorização do petróleo no mercado internacional, que já começa a influenciar os preços dos combustíveis.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.