
Uma denúncia de suposta injúria racial provocou a paralisação da partida entre Lajeadense e União Frederiquense na noite desta quarta-feira (9), pela 10ª rodada do Gauchão Série A2. O confronto foi realizado na Arena Alviazul, em Lajeado.
O episódio aconteceu por volta dos 44 minutos do primeiro tempo. O lateral-esquerdo Márcio Duarte, do União Frederiquense, relatou à equipe de arbitragem ter sido alvo de uma ofensa atribuída a um torcedor do Lajeadense que estava na arquibancada.
Diante do relato, o árbitro Jean Pierre Lima interrompeu a partida e realizou o gesto previsto no Protocolo Antirracismo da Federação Gaúcha de Futebol, mantendo os braços cruzados acima da cabeça para sinalizar a ocorrência.
Segundo a FGF, o torcedor apontado pelo jogador deixou rapidamente a arquibancada antes que pudesse ser identificado e detido pelas autoridades responsáveis pela segurança. A partida permaneceu interrompida durante aproximadamente cinco minutos e, após o cumprimento dos procedimentos previstos no protocolo, foi reiniciada.
Em nota oficial, a Federação Gaúcha de Futebol manifestou repúdio ao episódio e informou que acompanha os desdobramentos do caso juntamente com a Odabá – Associação de Afroempreendedorismo.
A entidade reforçou que mantém o compromisso de combater o racismo e todas as formas de preconceito dentro do futebol. A FGF também destacou que, por meio das medidas previstas no Protocolo Zero, pretende assegurar que ocorrências dessa natureza sejam tratadas com a seriedade e o rigor necessários.
Vitória do União Frederiquense
Dentro de campo, o União Frederiquense terminou a partida com a vitória por 2 a 1, de virada.
O Lajeadense abriu o placar com Da Silva. O time de Frederico Westphalen reagiu e conseguiu virar o confronto, com gols de João Branco e Uesley Gaúcho.
O resultado garantiu a vitória do União Frederiquense em uma partida que terminou marcada não apenas pelo resultado esportivo, mas também pela denúncia de injúria racial e pela aplicação do protocolo de combate ao racismo da Federação Gaúcha de Futebol.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.