
Em virtude do percentual pago pelo Município nos últimos anos, diversos servidores públicos de Coronel Bicaco se desvincularam do IPE Saúde. Desde a época da redefinição dos valores, o assunto gerou inúmeros debates e grande repercussão na comunidade.
Na sessão extraordinária realizada no dia 7 de janeiro, o plenário da Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 008/2025 – que autoriza o Município a contribuir mensalmente com um percentual variável, de no mínimo 6%, sobre os vencimentos dos servidores segurados (ativos e inativos). Atualmente, os conveniados têm desconto em folha de aproximadamente 26% do salário para custear o IPE Saúde.
O presidente do Poder Legislativo, João Marques Brasil (PDT), analisa a possibilidade e o montante a ser destinado por mês para auxiliar o funcionalismo municipal no pagamento do plano de saúde.
— Depois de conversar com o prefeito Arleu Valadar Machado, e o vice Paulo Hermel, adotamos uma estratégia de retenção do orçamento nos dois primeiros meses do ano, para, a partir de março, devolver um valor mensal e beneficiar os servidores na questão do IPE Saúde — destacou o pedetista.
Para o exercício 2025, segundo cálculo atuarial do IPE, a contribuição alcançará 32,02%. Vale ressaltar que a adesão ao convênio é facultativa e que não existe imposição legal que obrigue o Município a fornecer plano de saúde aos servidores, uma vez que o SUS se encontra à disposição de todos.