O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou, recentemente, os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAEGRS), um importante diagnóstico sobre a qualidade da educação nos municípios gaúchos. Realizado anualmente, o levantamento busca medir a proficiência dos alunos em português e matemática, abrangendo estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, além do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação serve como parâmetro para a melhoria contínua da educação no estado e também integra o Imers (Índice de Melhoria da Educação do Rio Grande do Sul), que visa elevar os índices de alfabetização e a qualidade do ensino nos diferentes níveis da educação básica.
O SAEGRS não apenas reflete o desempenho educacional das escolas, mas também exerce um papel crucial no repasse de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios. Atualmente, 11,4% do valor do ICMS destinado aos municípios é calculado com base no desempenho educacional das cidades. Esse modelo incentiva as prefeituras a investirem no fortalecimento da educação básica, pois os municípios com melhor desempenho na avaliação recebem uma maior fatia desses repasses. Dessa forma, o sistema não só proporciona uma análise detalhada do estado da educação, mas também impulsiona ações concretas para melhorar a qualidade do ensino.
Desempenho na Região Celeiro
Na Região Celeiro, as mudanças no desempenho das cidades foram notáveis e trouxeram à tona importantes desafios e conquistas. Um dos municípios mais impactados foi Redentora, que, em 2022, liderava o ranking estadual, com o melhor desempenho educacional entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Contudo, em 2023, o município sofreu uma queda significativa, caindo para a 415ª posição, com uma pontuação de 54,05 pontos. Essa queda abrupta despertou preocupações, já que Redentora havia demonstrado um excelente desempenho no ano anterior, consolidando sua posição como referência na qualidade educacional da região.
Por outro lado, o município de Esperança do Sul teve um desempenho impressionante, saltando de 157º para 46º no ranking estadual. A nota da cidade aumentou de 64,77 para 76,02 pontos, evidenciando uma melhoria expressiva no desempenho dos alunos. Esse avanço pode ser atribuído a um conjunto de fatores, incluindo o investimento em capacitação de professores, melhorias na infraestrutura escolar e o aumento da conscientização sobre a importância do investimento na educação básica.
Outro município que se destacou pela mudança radical foi Braga, que apresentou uma queda vertiginosa. Em 2022, a cidade ocupava a 26ª posição no ranking estadual, com uma pontuação de 73,87. Em 2023, a cidade despencou para o último lugar, com uma nota de apenas 23,27 pontos. Essa queda alarmante pode ser atribuída a diversos fatores, como a falta de investimentos consistentes na educação, problemas na gestão escolar e a falta de acompanhamento pedagógico adequado.
Por outro lado, Miraguaí teve um crescimento impressionante, saindo de 445º lugar para 78º no ranking estadual. O município viu sua pontuação aumentar de 47,54 para 73,51 pontos, refletindo um esforço significativo para melhorar a qualidade do ensino. Esse avanço pode ser atribuído ao engajamento das escolas, à implementação de novos métodos pedagógicos e ao fortalecimento das parcerias entre a comunidade escolar e as famílias.
Tenente Portela foi outro município da Região Celeiro que experimentou uma leve queda, mas permaneceu relativamente estável em comparação com os outros. A cidade registrou uma redução em sua pontuação de 67,10 pontos em 2022 para 65,17 pontos em 2023. Apesar da queda, o município não apresentou uma queda tão drástica quanto outras cidades da região, como Redentora e Braga, mas perdeu posições no ranking estadual. Tenente Portela caiu de 109º para 229º, refletindo um desempenho abaixo da média do estado, que como um todo apresentou uma melhora nas notas dos alunos.
Importância do SAEGRS e Perspectivas para o Futuro
Os resultados do SAEGRS são fundamentais para o diagnóstico da qualidade da educação em cada município, oferecendo um panorama detalhado sobre os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhorias. Para além da análise técnica, os dados servem como base para a aplicação de recursos, já que os municípios com melhor desempenho educacional têm mais acesso ao ICMS, o que proporciona maiores condições de investimento em infraestrutura, capacitação de professores e projetos pedagógicos. Esse modelo também tem o objetivo de incentivar os municípios a investir de maneira mais eficaz na educação básica, promovendo maior equidade entre as cidades e garantindo que todas as regiões do estado avancem de forma sustentável.
A queda de Redentora e Braga no ranking estadual serve como um alerta para a necessidade de ações emergenciais nas áreas de educação dessas cidades. A falta de investimento contínuo e a precarização das condições de ensino podem comprometer o desenvolvimento educacional de toda uma geração, afetando, por consequência, as perspectivas futuras dos alunos. Já o avanço de Esperança do Sul e Miraguaí é um exemplo positivo de como políticas públicas focadas na educação podem gerar resultados concretos e duradouros.
Com relação a Tenente Portela, embora o desempenho tenha caído, o município pode tirar lições valiosas das mudanças ocorridas em outras cidades da região. A melhoria do índice educacional exige um trabalho conjunto entre gestores municipais, escolas e comunidade, além da constante avaliação dos métodos de ensino e da promoção de inovações pedagógicas. A cidade deve reforçar sua aposta na qualidade da educação básica, focando na formação contínua dos professores, no fortalecimento das estruturas de ensino e no estímulo ao engajamento dos alunos.
O SAEGRS, portanto, além de medir o desempenho educacional, serve como um ponto de partida para ações mais assertivas na melhoria da educação no Rio Grande do Sul. O aumento progressivo dos índices de qualidade do ensino em diversas regiões do estado é uma prova de que, com investimento e planejamento, é possível alcançar avanços significativos e garantir um futuro melhor para todos os alunos. A mudança de posicionamento no ranking estadual, como foi visto em Esperança do Sul e Miraguaí, mostra que é possível melhorar a qualidade do ensino e que os esforços das administrações municipais e das escolas podem transformar a realidade educacional.