Nesta terça-feira (14/5), foi realizada de forma híbrida a reunião do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas). A transmissão ocorreu em Brasília, com participação virtual do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel. A primeira pauta do encontro debateu a situação de calamidade pela qual o Rio Grande do Sul está passando, alinhada ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Sobre a ajuda que o Estado vem recebendo, o titular da Sedes agradeceu o movimento de apoio que tem acontecido em todo o Brasil. “Os colegas têm se mostrado solidários e parceiros. De fato vamos precisar de apoio, temos mais de 770 locais de acolhimentos no Rio Grande do Sul e cerca de 80 mil pessoas abrigadas. Temos muitas parcerias com as organizações sociais que colaboram, além de todo o esforço dos municípios, mas vamos precisar do apoio dos estados que tiverem a capacidade de encaminhar equipes para auxiliar nas microrregiões”, destacou Fantinel.
A presidente do Fonseas, Cyntia Figueira Grillo, falou sobre a importância do debate da pauta em âmbito nacional da assistência social. “Nós estamos reunidos para prestar a solidariedade do Fonseas. Vamos colocar este fórum à disposição da Sedes, inclusive para pensarmos em estratégias enquanto organização, mobilização de equipes técnicas, além da nossa rede de proteção social para contribuir com os trabalhos no Rio Grande do Sul.”
Apoio da Secretaria Nacional de Assistência Social
Ainda nesta terça-feira, a Sedes recebeu o secretário nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão, para tratar da estrutura dos abrigos de acolhimentos. O secretário nacional também salientou, em sua rede social, as ações do Suas para atender às demandas no Rio Grande do Sul. Entre elas, a transferência de recurso de cofinanciamento federal para alojamentos provisórios para 26 municípios que requisitaram, correspondendo ao valor de R$ 5,4 milhões; e a antecipação do repasse de recurso do cofinanciamento federal do Suas dos meses de abril e maio, totalizando R$ 18 milhões.
Também foi anunciado o envio de equipe técnica para apoio aos profissionais locais e atendimento no Escritório do Governo Federal, em Porto Alegre, além de ações de articulação com demais entidades envolvidas nos trabalhos no Estado.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom RS
Mín. 12° Máx. 32°