OUÇA 100,7 AO VIVO
Sexta, 20 de setembro de 2019
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

04/02/2019 ás 10h24

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Cresce o número de brasileiros que analisam o próprio orçamento
Em 2017 este hábito era mantido por 55% das pessoas
Cresce o número de brasileiros que analisam o próprio orçamento
Para economista do SPC Brasil ainda há potencial para melhora do controle financeiro (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Cresceu o número de brasileiros que acompanham e analisam os próprios ganhos e gastos por meio de um orçamento. Em 2017, este hábito era mantido por 55% das pessoas, saltando em 2018, para 63%. Os dados são do levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feito em parceria com o Banco Central do Brasil.


A economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, afirma que o controle das finanças é importante para entender a realidade financeira particular. Assim, as chances de surpresas ao final do mês ficam remotas. – Quando a gente controla, a gente sabe exatamente para onde vai o nosso salário. E o mais importante, a gente começa a gastar de uma forma eficiente. Muitas vezes sobra até dinheiro para comprar bens de grande valor à vista e até para fazer uma reserva financeira – afirma a economista.


Além disso, a especialista ressalta que a maioria das pessoas anotam apenas os gastos fixos, mas não se atentam aos gastos variáveis. Portanto, segundo ela, ainda há potencial para melhora do controle financeiro.
Apesar do aumento no controle dos gastos, a economista chefe do SPC conta que em 2018, o número de brasileiros endividados em relação a 2017 cresceu 4,4%.


– O brasileiro ainda tem um orçamento muito apertado, o mercado de trabalho continua fraco e ainda tem muito de educação financeira para melhorar. É por isso que a gente não vê uma mudança significativa na inadimplência do país – finaliza Marcela Kawauti.

FONTE: Agência do Rádio

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium