
O município de Tenente Portela enfrenta um aumento significativo nos casos de Dengue, chegando a um total de 57 confirmações, de acordo com dados recentes. O número de casos aumentou consideravelmente no final de 2023, encerrando o ano com 43 casos confirmados. Apenas na primeira semana de 2024, foram registrados mais 14 casos positivos para a doença.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância do engajamento da população no combate à Dengue. Reforça a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, mantendo reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente coberto, impedindo a postura de ovos do mosquito. A colaboração da comunidade é fundamental para controlar a proliferação do vetor transmissor da Dengue.
Por outro lado, há uma crescente preocupação da população em relação aos casos confirmados. Uma profissional de saúde que entrou em contato com nossa reportagem, e não permitiu que seu nome fosse revelado, criticou o que ela chamou de falta de ação do Poder Público. Segundo ela, a doença não está sendo tratada com a seriedade que merece e os números tendem a aumentar se não houver uma atitude mais severa e prática por parte da Secretaria de Saúde portelense.
Em relação aos casos suspeitos, a orientação é que a população busque os serviços de saúde pública para diagnóstico e tratamento adequado. O alerta é para que qualquer sintoma relacionado à Dengue seja prontamente avaliado, visando garantir um atendimento eficaz e controlar a disseminação da doença.
