
A eleição para o Conselho Tutelar em Tenente Portela registrou uma das mais baixas adesões em número de votantes, com 11,30% dos eleitores cadastrados no município comparecendo às urnas. O número de eleitores participantes aumentou em relação à eleição anterior, que teve a participação de 811 eleitores. No entanto, a mobilização para que os eleitores se desloquem até os locais de votação continua sendo um desafio devido ao voto facultativo.
Na microrregião, Derrubadas se destacou com mais de metade dos eleitores (50,99%) comparecendo para votar, totalizando 1.043 eleitores. Miraguaí também teve uma alta participação, com 37,79% dos eleitores votando, e registrou a maior votação nominal de um candidato, com 609 votos para Marcelo Natal Menin.
Coronel Bicaco, Redentora e Vista Gaúcha também tiveram boas médias, mobilizando cerca de um terço do eleitorado para as eleições. Em Coronel Bicaco, a participação foi de 34,78%, em Redentora foi de 31,16% e em Vista Gaúcha alcançou 32,83%.
Por outro lado, Três Passos, que é o município com o maior número de eleitores na região, mobilizou apenas 9,21% do eleitorado para participar do pleito. A baixa adesão nas eleições para o Conselho Tutelar destaca os desafios em envolver os eleitores nesse processo de escolha dos conselheiros.