Sábado, 17 de Abril de 2021 05:51
(55) 3551-1261
Especiais Mobilização

Lideranças intensificam ações para construção da ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga

Assunto foi discutido em reunião realizada na Amuceleiro em Três Passos

19/02/2021 20h27 Atualizada há 2 meses
Por: Diones Roberto Becker Fonte: Com informações do Grupo Chiru
Travessia sobre o Rio Uruguai entre o lado gaúcho e o lado catarinense é feito por embarcações (Foto: Diones Roberto Becker)
Travessia sobre o Rio Uruguai entre o lado gaúcho e o lado catarinense é feito por embarcações (Foto: Diones Roberto Becker)

Com o objetivo de debater estratégias para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando as cidades de Barra do Guarita/RS e Itapiranga/SC, lideranças dos dois estados participaram de uma reunião na quinta-feira (18/02) na sede da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), em Três Passos.

No decorrer do encontro, foram organizadas as comissões encarregadas de dar celeridade à proposta de federalização do trecho da RSC 163 entre Tenente Portela e Barra do Guarita, numa extensão de aproximadamente 25 quilômetros.

O prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Tisott, afirmou que o movimento pela construção da ponte está ganhando força com a adesão de comunidades e entidades representativas, entre elas, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

— Nós sabemos que tem procedimentos burocráticos, mas a força do movimento pró ponte está aumentando e nós não temos dúvidas que esse movimento será exitoso — ressaltou o mandatário.

O diretor da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Eduardo Freire, afirmou que o Governo Federal já mostrou interesse na federalização do trecho da RSC 163 no território gaúcho. Ele frisou que o segundo passo é o Estado, através de lei própria, repassar o patrimônio. — O Projeto de Lei está tramitando na Assembleia Legislativa — destacou Eduardo Freire.

As lideranças pretendem agendar uma audiência com a presidência da Assembleia Legislativa (AL/RS). O intuito é pedir mais rapidez na apreciação do Projeto de Lei. Ainda foi sugerida a criação de uma frente parlamentar mista, composta por autoridades políticas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias