Com o objetivo de debater estratégias para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando as cidades de Barra do Guarita/RS e Itapiranga/SC, lideranças dos dois estados participaram de uma reunião na quinta-feira (18/02) na sede da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), em Três Passos.
No decorrer do encontro, foram organizadas as comissões encarregadas de dar celeridade à proposta de federalização do trecho da RSC 163 entre Tenente Portela e Barra do Guarita, numa extensão de aproximadamente 25 quilômetros.
O prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Tisott, afirmou que o movimento pela construção da ponte está ganhando força com a adesão de comunidades e entidades representativas, entre elas, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
— Nós sabemos que tem procedimentos burocráticos, mas a força do movimento pró ponte está aumentando e nós não temos dúvidas que esse movimento será exitoso — ressaltou o mandatário.
O diretor da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Eduardo Freire, afirmou que o Governo Federal já mostrou interesse na federalização do trecho da RSC 163 no território gaúcho. Ele frisou que o segundo passo é o Estado, através de lei própria, repassar o patrimônio. — O Projeto de Lei está tramitando na Assembleia Legislativa — destacou Eduardo Freire.
As lideranças pretendem agendar uma audiência com a presidência da Assembleia Legislativa (AL/RS). O intuito é pedir mais rapidez na apreciação do Projeto de Lei. Ainda foi sugerida a criação de uma frente parlamentar mista, composta por autoridades políticas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 13° Máx. 28°
Sol com algumas nuvens