Segunda, 19 de Abril de 2021 21:58
(55) 3551-1261
Cidades No HSA

Ato simbólico marca o início da vacinação contra a Covid-19 em Tenente Portela

Aplicação efetiva das doses ocorrerá a partir da quarta-feira (20/01)

19/01/2021 19h10 Atualizada há 3 meses
Por: Diones Roberto Becker
Dois profissionais da área da saúde e uma indígena foram imunizados durante o ato simbólico no Hospital Santo Antônio (Foto: Reprodução/Facebook)
Dois profissionais da área da saúde e uma indígena foram imunizados durante o ato simbólico no Hospital Santo Antônio (Foto: Reprodução/Facebook)

Dia histórico para Tenente Portela. No começo da noite da terça-feira (19/01), no Hospital Santo Antônio (HSA), um ato simbólico marcou o início da vacinação contra o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 709 moradores contraíram o vírus, dos quais, 658 já se recuperaram e 13 perderam a vida.

Os primeiros vacinados foram a médica do HSA, Bárbara Lima; a indígena Brasília Ribeiro de Freitas; o técnico em enfermagem, Noedi Fernandes de Freitas, que atua nas comunidades indígenas; e o enfermeiro Luan Novaes, lotado na UTI Covid do Hospital Santo Antônio. O ato simbólico reuniu autoridades municipais, representantes de vários segmentos, lideranças da Terra do Guarita e funcionários do HSA.

Nesta etapa inicial, Tenente Portela recebeu 1.290 doses destinadas aos profissionais da área da saúde que trabalham na linha de frente de combate à doença e população indígena. A quantidade e o público alvo foram estabelecidos pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen.

A Administração Municipal informou que a aplicação efetiva do imunizante ocorrerá a partir da quarta-feira (20/01). São 70 doses para os profissionais da área da saúde que atuam no HSA e 1.220 para índios da Terra do Guarita.

A gestora da Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento (SMSS), Magna Sinhori, disse que o dia de hoje ‘é um sonho’. — Espero que essa vacina faça diminuir o número de casos confirmados que são informados nos boletins epidemiológicos e que não precisamos mais emitir notas de pesar pela morte de pessoas em virtude da doença — frisou a secretária.

A titular da SMSS pediu que os portelenses não saiam atrás de vacina. — Cada um será imunizado no seu tempo — afirmou Magna Sinhori. Segundo ela, o restante da população local será vacinada gradativamente nas próximas remessas das doses.

A presidente do HSA, Mirna Braucks, disse que os profissionais não mediram esforços para salvar a vida dos pacientes que chegaram com o vírus. — Muitas vezes, as pessoas não entendem o que o hospital faz — ressaltou a dirigente. Ela também agradeceu à Administração Municipal por escolher o Hospital Santo Antônio para o lançamento da vacinação.

— Hoje é um dia muito especial e quero parabenizar as pessoas que decidiram tomar a vacina — destacou o vice-prefeito, Leônidas Balestrin.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias