
Na manhã de hoje, cerca de 1400 produtores de leite iniciaram um protesto em Porto Xavier, reivindicando do Governo Federal medidas contra a importação de produtos lácteos oriundos da Argentina. A manifestação, promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), teve início na praça central do município e segue em direção à aduana do porto internacional, por onde passam muitas cargas vindas do país vizinho.
Os pecuaristas protestam contra o aumento expressivo na importação de lácteos no primeiro semestre de 2023, que registrou um aumento de 240% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, os subsídios oferecidos pelos governos da Argentina e Uruguai tornam os produtos lácteos desses países mais baratos, prejudicando os produtores locais.
Em julho, os produtores tiveram uma reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que prometeu portarias autorizando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a realizar aquisições de leite e derivados por meio de programas federais de compras públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Entretanto, segundo os produtores, as promessas não foram cumpridas até o momento.