23/12/2020 ás 18h44
Diones Roberto Becker
Tenente Portela / RS
Levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS) a partir do cruzamento de dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) sobre acidentes de trânsito com morte em 2019 e a base de resultados dos testes de alcoolemia feitos pelo Instituto Geral de Perícia (IGP) revelou um cenário alarmante no Estado. O estudo identificou que 37% das vítimas (232) que estavam na direção do veículo tinham álcool no sangue no momento do acidente.
O DETRAN/RS analisou dados de 624 condutores mortos em acidentes, entre motoristas de veículos de quatro rodas e motociclistas, excluindo-se caroneiros, pedestres, ciclistas e carroceiros. O conjunto de vítimas para as quais foi realizado teste de alcoolemia pelo IGP chega a 1.026, em 955 acidentes fatais.
O percentual de mortos com presença de álcool no sangue foi maior entre motoristas de veículos de quatro rodas, chegando a 41% (142) de um total de 348 vítimas. Entre os 276 motociclistas mortos e testados, o percentual de alcoolemia foi de 33% (90).
Observou-se presença predominante de homens entre os condutores mortos com álcool no sangue, com proporção que chega a 97% (225) do total. Nos acidentes em que não havia álcool envolvido, os homens representaram 79% das vítimas. Jovens entre 21 e 39 anos têm o maior percentual de alcoolizados entre os mortos em acidentes, chegando a 54%, índice também elevado, já que nos acidentes sem a presença de álcool eles foram 37%.
Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
FONTE: SECOM-RS
Há 13 horas
Três Passos atinge a marca de 200 casos ativos do novo coronavírusHá 14 horas
Governadores solicitam que presidência da República viabilize a vacinação contra o coronavírusHá 14 horas
Mãe de Rafael Winques será julgada em Tribunal do JúriHá 14 horas
Regiões gaúchas poderão ter volumes expressivos de chuva nos próximos diasHá 15 horas
Tenente Portela: Vereadores irão votar Projeto de Lei que autoriza a compra de vacinas