
No último sábado (18), foi realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. No Rio Grande do Sul, cerca de 1,8 mil postos de saúde permaneceram abertos de forma extraordinária para atender as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade.
Conforme a secretaria estadual da Saúde (SES), até essa segunda-feira (20), aproximadamente 530 mil doses já tinham sido aplicadas no público-alvo da campanha no estado. Isso representa cerca de 50% do total de crianças na faixa etária determinada pelo governo federal.
Na primeira parcial dos índices vacinais, divulgada pelo site Clic Portela no dia 13 de agosto, apenas 112 crianças haviam recebido o medicamento contra poliomielite e 111 contra o sarampo. O público-alvo da campanha na microrregião é de 2.636.
De acordo com os dados contidos no sistema DATASUS, atualizados até hoje (20), o número de meninos e meninas protegidos contra as duas enfermidades subiu para 1.972, ou seja, 75% do público-alvo da microrregião. A maior cobertura vacinal até o momento está em Vista Gaúcha com percentuais de 107,23% e 106,25% contra a poliomielite e o sarampo, respectivamente.
A Campanha Nacional de Vacinação segue até o próximo dia 31 de agosto e a meta é atingir 95% do público-alvo no país. Maiores detalhes sobre a imunização nos municípios da microrregião estão disponíveis nos quadros abaixo:

19ª CRS:
Os 26 municípios que compõem a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen, já ultrapassaram os 70% de cobertura vacinal contra a pólio e o sarampo. Esse índice coloca a 19ª CRS no primeiro lugar no Rio Grande do Sul até o momento.
Vacinas:
As vacinas utilizadas para essa estratégia são a Vacina Oral da Poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.
A vacina da pólio está disponível durante o ano todo nos postos de saúde e é indicada para crianças menores de um ano de idade em três doses: a primeira aos dois meses, seguidas de outras duas, aos quatro e seis meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos quatro anos.
Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa um ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral, acrescida da varicela (ou catapora).
Sarampo:
O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, tendo causado cinco mortes no Norte do país. No Rio Grande do Sul, até o momento, são 16 casos confirmados.
Pólio:
Também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, com o último caso registrado no estado em 1983. Neste modelo da campanha, a vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.