
Os Secretários de Educação da Região Celeiro estiveram reunidos na última sexta-feira, 05, na sede da Amuceleiro, onde foi debatida a Emenda Constitucional número 18/2020 que modificou os critérios de Distribuição de Formação dos Índices de ICMS dos municípios, incluindo um novo critério, para o índice de educação, medindo a Qualidade da Educação Básica das Escolas Municipais.
O prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, explicou que a nova legislação preocupa os gestores municipais e gestores escolares, tendo em vista a grande responsabilidade que cabe, aos professores na condução deste processo.
A emenda alterou o art. 158 da Constituição Federal modificando o Peso do Valor Adicionado Fiscal dos municípios que era de 75% para 65%, sendo que esses 10% de diferença, deverá ser aplicado, no coeficiente medido pela qualidade da Educação Básica dos Municípios, atribuindo uma maior responsabilidade a Educação Fundamental.
Segundo a legislação, esses 10% serão distribuídos de acordo com o desempenho do ensino fundamental nas Provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), que serão aplicados no mês de Outubro, entre os dias 17 e 20, no 2° ano; 5° ano e 9° ano do ensino fundamental, onde serão avaliados os alunos, nas disciplinas de Português e Matemática.
Este percentual de 10% do Índice da qualidade da Educação representa um valor de mais de R$ 1 bilhão, o que significa uma perda de valores para os Municípios da Região Celeiro de R$: 15,8 milhões, que poderão ser recuperados de acordo com o desempenho apresentado pelos índices de educação, através das avaliações do SAERS.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
■ Nos siga no Instagram:
Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.